Uma das músicas mais ligadas a um evento esportivo é, sem dúvida, o hino da Champions League, que é tocado no momento no qual os times entram em campo nas partidas da competição de clubes mais importante do mundo. A canção faz muito sucesso não só entre os fãs de futebol, mas também entre os jogadores, que costumam ser flagrados cantarolando o hino em vários momentos. E, agora, uma pesquisa, divulgada recentemente em um blog no site de 'futebol bets' Betway, mostra que ouvir a canção pode ter até mesmo reflexos no jogo, ajudando na melhoria do desempenho em campo.
De acordo com o professor Marcelo da Silva Marques, doutorando da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), e com trabalho na área de concentração de Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte, há influência da música no desempenho dos atletas. “Tenho certeza que o efeito da música da Champions League é fundamental para todos os atletas que participam da competição. Existe uma discussão, que já está bem fundamentada na ciência, que a música por trás do exercício tem vários aspectos, o cultural, a relação com a pessoa, o pertencimento a um grupo específico”, disse Marques, em entrevista para o site.
Na mesma entrevista, ele afirma que a música da Champions League deve ter uma sensação de pertencimento muito grande para os jogadores, no sentido de eles estarem disputando a competição de clubes mais importante de clubes. “Ouvir essa música ali na hora do campo ou mesmo antes do jogo gera a sensação de desempenhar, de estar envolvido, de fazer o melhor e entregar o melhor para o clube ou para o torcedor ou para a cidade, já que os clubes têm uma relação com a cidade onde são sediados”, completou.
Finalizando, Marques disse que os jogadores entram mais preparados psicologicamente por causa da música. “Esse efeito se perde durante o jogo, por causa de oscilações emocionais, mas o que se sabe é que a música é utilizada antes para energização pré-exercício com o foco no estímulo psicológico para entrar na partida o mais ativado possível”.
Criação do hino
Segundo o mesmo site, Richard Worth, executivo da agência Team, contratada pela Uefa para criar a nova marca da Champions League, na década de 1990, disse que a opção do símbolo, uma bola cheia de estrelas, era por algo mais clássico, com cores simples. Para Worth, assim como o símbolo, a música também deveria seguir um tom tradicional, clássico e histórico.
A marca fez sucesso e ganhou notoriedade, refletindo qualidade, prestígio e herança. A padronização ajudou a criar um sentimento de uma só Europa e a música seguiu esses preceitos. O compositor, Tony Britten, se inspirou em “Zadok the Priest”, de Handel, criada para a coroação do Rei George II, em 1727, e usada posteriormente também na coroação de outros reis britânicos. Na publicação da Betway, Britten informa que a música traz uma afirmação de poder, sucesso e grandeza e ressoa porque representa um sentido de grande ocasião.
Na mesma matéria, estão reunidas frases ditas ao longo dos anos por vários jogadores sobre a reação que o hino causa. “É sempre emocionante ouvir”, disse Buffon. “Mágica”, completou Zidane. “Quando escuto o hino, dá para saber que é um jogo diferente, especial e importante”, afirmou Messi. “Aquilo arrepia qualquer um”, comentou Thiago Silva. Jovens já disseram que acorda com a música (Haaland) ou a usa em vídeos (Mbappé)