Ramon Menezes, ex-jogador de futebol revelado pelo Cruzeiro, é o novo treinador da seleção brasileira sub-20. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (7). O técnico, de 49 anos, também teve breve passagem pelo Galo, além de ter atuado por outros clubes brasileiros como Fluminense e Vasco, time pelo qual foi campeão da Taça Libertadores em 1998.

Agora à frente de uma das categorias de base da seleção, Menezes tem a missão de preparar a equipe para o Sul-Americano de 2023, torneio que vale vaga para a Copa do Mundo da categoria. O novo comandante tem toda a qualificação profissional exigida pela CBF, com as Licenças Pró, A e B da CBF Academy, além de experiências profissionais comprovadas em clubes como Vasco, CRB e Tombense.

O convite foi aceito há cerca de um mês, quando começaram os trabalhos preparatórios para o cargo. Ao lado de observadores técnicos, o técnico iniciou a elaboração de sua primeira lista de convocados. Nesta segunda, Ramon assinou o contrato oficial com a CBF.

Relembrando sua própria trajetória com a camisa verde e amarela, ele comenta que é uma honra assumir o comando da seleção sub-20. "A Seleção Brasileira está na minha história como jogador. Coincidentemente, minha primeira convocação foi para a Seleção Sub-20 em 1991, quando fui campeão sul-americano e vice-campeão mundial. Retornei à Seleção Principal em 2001, quando disputei a Copa das Confederações com a geração que viria a ser campeã do mundo, no ano seguinte. Encaro esse chamado para treinar a categoria sub-20 como uma convocação. Estou pronto para o desafio. Há alguns anos já acompanho os jovens atletas. Conheço bem essa geração. É sempre uma honra estar na Seleção Brasileira", afirmou Ramon.

Branco, o coordenador das seleções de base da CBF, garantiu que de todos os candidatos, Menezes era o mais qualificado para assumir a prancheta: "Ele mostrou-se o mais qualificado e preparado entre os nomes avaliados. Tem o perfil que buscamos em nossos treinadores. É um profissional moderno, acostumado a lidar com atletas mais jovens e ainda traz toda a sua experiência como ex-jogador. Era um craque dentro e fora de campo. Tem espírito vencedor. Um dos melhores da sua posição. Estamos satisfeitos com nossa escolha. Vamos em frente com nosso objetivo de seguir sendo protagonista em todas as competições e desenvolvendo os jogadores para a Seleção Principal", analisou.