A Europa conhecerá nesta quarta-feira (25) o seu mais novo campeão continental e quem sair vencedor entre Roma e Feyenoord vai quebrar um longo jejum. Italianos e holandeses decidem a primeira edição da Conference League, a terceira competição continental de clubes da Europa, às 16h, Air Albania Stadium, em Tirana, capital da Albânia. A partida será transmitida pelo SBT, na TV aberta, e também pela ESPN, na fechada, e pelo Star +, no streaming. No total, 138 equipes participaram desta edição inaugural, com diversos critérios de classificação de acordo com o país de origem.
Do lado da Roma, um título significará uma conquista continental depois de 60 anos. O clube da capital italiana venceu a antiga Taça das Feiras, um torneio precursor do que viria a ser a Copa da Uefa, que deu origem a atual Liga Europa. Vale lembrar que a UEFA não organizava a competição. Nas disputas em geral, a última conquista romana ainda é a Copa da Itália de 2008.
Já o Feyenoord tem um currículo mais extenso. Foi o primeiro clube holandês campeão da então Copa dos Campeões, atual Champions League, em 1970, e venceu a então Copa da Uefa (atual Liga Europa) em 1974 e em 2002. Ou seja, em termos continentais, a conquista quebraria um jejum de 20 anos. De forma geral, o último troféu do Feyenoord é a Copa da Holanda de 2018.
Uma curiosidade envolve a partida: o técnico da Roma, José Mourinho, pode ser o primeiro treinador a levantar as três principais competições europeias. Mourinho foi campeão da Champions League com Porto (2004) e Internazionale (2010) e da Liga Europa (2016), com o Manchester United.