A notícia da convocação de Jean Lucas para a seleção brasileira provocou uma verdadeira festa entre os jogadores do Bahia no CT Evaristo de Macedo. E não é para menos, afinal o meia é o primeiro jogador convocado para defender as cores do Brasil depois de 34 anos. O último foi Luís Henrique, que estava entre os convocados para a Copa América de 1991.

Jean Lucas foi chamado para substituir o meia Joelinton, do Newcastle, que se lesionou na última rodada do Campeonato Inglês.

Por isso, Caio Alexandre, companheiro de Jean Lucas no meio de campo titular do técnico Rogério Ceni, soltou um grito que representa o significado dessa convocação.

— Furamos a bolha!

Um grupo de jogadores também se reuniu ao redor do camisa 6 para celebrar esse momento histórico para o Bahia [assista no vídeo acima].

— Ão, ão, ão, Jean Lucas é Seleção.

O Brasil se apresenta no dia 1º de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis. A equipe enfrenta o Chile, no Maracanã, dia 4 de setembro, e depois encara a Bolívia, em El Alto, no dia 9, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026.

Jean Lucas e Caio Alexandre celebram convocação para a Seleção (Foto: Letícia Martins / EC Bahia)

Carreira de Jean Lucas

Com 41 jogos disputados nesta temporada e 102 com a camisa do Bahia, Jean Lucas ganhou total confiança de Rogério Ceni e tem status de insubstituível no time tricolor. Apesar de ser volante, o camisa 6 também tem funções ofensivas importantes, não à toa é o segundo maior artilheiro da história do Bahia na Libertadores com quatro gols, todos marcados neste ano. Só Charles, outro que já vestiu a amarelinha, supera esse número, com seis bolas nas redes.

Desde a sua chegada, no início do ano passado, Jean Lucas marcou 15 gols e deu sete assistências. A melhor temporada da carreira foi justamente em 2024, quando fez 61 jogos sob o comando de Ceni, balançou as redes nove vezes e deu seis passes para gols. À época, o meia era a maior contratação do futebol nordestino, já que o Bahia pagou R$ 27 milhões para comprá-lo do Santos. A marca, porém, foi ultrapassada com a chegada do atacante uruguaio Lucho Rodríguez, por R$ 65 milhões.

Formado no Flamengo, ele estreou como profissional pelo Rubro-Negro carioca em 2018, um ano antes de chegar ao Santos. Além dos clubes brasileiros, Jean Lucas também passou por Monaco, Brest e Lyon, todos da França.