Nesta terça-feira (1), começa uma das competições de voleibol mais tradicionais do Brasil: o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). Com 12 torneios em quatro categorias - Sub-18 e Sub-17 masculino; Sub-17 e Sub-19 feminino - as seleções estaduais entram em quadra para brigar pelo título e revelar novos talentos do vôlei nacional. As competições, que começam nesta semana, vão até setembro de 2022.
Para Júlia Silva, gerente de vôlei de quadra da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), esses torneios são essenciais para avaliação, mapeamento e acompanhamento para a próxima geração de atletas da seleção brasileira. “Em cada etapa, integrantes das comissões técnicas acompanham os jogos e avaliam esses jovens atletas. Além disso, são oportunidades de nossos avaliadores se aproximarem dos técnicos estaduais. Aproveitamos para dividir com eles o planejamento das seleções de base e um pouco do nosso trabalho. A seleção é a ponta da pirâmide e a base é composta por esses profissionais formadores de atletas em seus estados”, explica a gestora.
Para as competições, os 26 estados, além do Distrito Federal, são divididos em três grupos: Divisão Especial e Primeira Divisão, com 10 times cada, e Segunda Divisão, com sete times. Em formato um pouco diferente dos jogos profissionais, os duelos da fase classificatória são disputados em apenas três sets. Já os confrontos decisivos respeitam o esquema de melhor de cinco sets. Os três primeiros colocados de cada divisão garantem acesso à superior no ano seguinte, enquanto os três últimos são rebaixados.
A temporada do CBS tem início no dia 1 de março, com o Sub-18 da Divisão Especial do naipe masculino. No grupo A, estão as seleções de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Maranhão. No grupo B, as seleções de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. Todos os jogos serão disputados no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Veja o calendário completo do Campeonato Brasileiro de Seleções
1 a 5 de março – Sub-18 masculino Divisão Especial – Saquarema (RJ)
8 a 12 de março - Sub-17 feminino Divisão Especial – Saquarema (RJ)
14 a 19 de março – Sub-18 masculino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
21 a 26 de março – Sub-17 feminino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
9 a 14 de maio – Sub-20 masculino Divisão Especial – Brasília (DF)
9 a 14 de maio – Sub-20 masculino Primeira Divisão – Brasília (DF)
16 a 21 de maio – Sub-19 feminino Divisão Especial – Brasília (DF)
16 a 21 de maio – Sub-19 feminino Primeira Divisão – Brasília (DF)
23 a 28 de maio – Sub-20 masculino Segunda Divisão – Brasília (DF)
23 a 28 de maio – Sub-19 feminino Segunda Divisão – Brasília (DF)
19 a 24 de setembro – Sub-17 feminino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)
19 a 24 de setembro – Sub-18 masculino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)