VÔLEI FEMININO

Brasil 'desencanta' e vence Estados Unidos pela Liga das Nações de Vôlei

Seleção feminina fez jogo de alto nível técnico e não deu chances para as atuais campeãs olímpicas

Por Débora Elisa
Publicado em 17 de maio de 2024 | 23:04
 
 
 

O Brasil botou um ponto final em um tabu que perdurava há cinco anos. Na noite desta sexta-feira (17), a seleção brasileira feminina de vôlei superou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25/22; 25/16; 18/25 e 25/19) diante de um Maracanãzinho lotado, no Rio de Janeiro, pela Liga das Nações (VNL). A última vitória brasileira sobre a seleção norte-americana havia sido em 2019, também pela VNL.

E não foi somente a vitória que empolgou os torcedores brasileiros. Coletivamente, o Brasil fez um de seus melhores jogos dos últimos ciclos, impondo seu ritmo de jogo e abafando as atuais campeãs olímpicas, com autoridade. A mineira Gabi, capitã da seleção, foi a maior pontuadora do confronto, com 23.

"Foi gigante. Eu estava muito arrepiada durante o jogo, gritando com a torcida e ela chamando a gente. Jogamos com clima de final. O nosso compromisso era, a cada partida, entrar para ganhar. Mostramos hoje uma postura diferente do que mostramos nos outros anos e é isso o que a gente quer: agressividade. Mesmo no terceiro set, tendo dificuldades, voltamos com tudo para o quarto, muito focadas. Essa é a energia. Vamos entrar para todos os jogos dessa maneira", falou a capitã, que afirmou que o grupo está focado em ganhar uma grande competição neste ano.

Atuação de alto nível técnico

Nos dois primeiros sets, a seleção brasileira jogou com um aproveitamento impressionante no ataque. Gabi fez seu melhor jogo na campanha até agora, complementado pela boa distribuição de Roberta, que colocou, também, a oposta Rosamaria no jogo, 'desafogando' a jovem Aninha e surpreendendo o bloqueio norte-americano.

Para completar, o time ainda teve um volume de jogo importante na defesa, fazendo com que as adversárias precisassem tentar duas ou três vezes para conseguir colocar a bola no chão.

Foi somente na terceira parcial na qual as americanas conseguiram encontrar um bom ritmo no saque, fato que tirou o passe das mãos das levantadoras brasileiras. Fazendo melhor parcial, forçou o quarto set, mas o Brasil segurou a reação para evitar o quinto.

Na trocação de pontos até a metade da parcial, foi Carol que apareceu para fazer a diferença. Pisando em quadra pela primeira vez, marcou três pontos de bloqueio em sequência para colocar, novamente, o Brasil em boa vantagem. Imparável, a seleção brasileira foi equilibrada e fechou o jogo para vencer os Estados Unidos pela primeira vez após cinco anos.

Sequência da VNL

A seleção brasileira volta a atuar pela VNL, para fechar a primeira semana, no próximo domingo (19). Às 10h, a bola sobe para Brasil x Sérvia, ainda no Rio de Janeiro. Até agora, o elenco brasileiro tem 100% de aproveitamento na competição.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!