O Dentil Praia Clube venceu o Gerdau Minas, de virada, no clássico “pão de queijo”, na última rodada da fase classificatória da Superliga Feminina de vôlei. Com o placar de 3 sets a 1 (21/25; 28/26; 25/19 e 26/24), a equipe de Uberlândia garantiu a liderança e a melhor campanha da primeira fase. Com o resultado, o Praia enfrentará o Maringá nas quartas de final, enquanto o Minas terá o Barueri como adversário. Já o Mackenzie, que brigava pela oitava vaga, foi superado pelo Sesc Flamengo e terminou na nona colocação. Apesar da derrota, o time de Belo Horizonte assegurou a permanência na elite.
Como era de se esperar em um clássico entre Minas e Praia pela Superliga Feminina, as duas equipes protagonizaram um confronto muito disputado em Belo Horizonte. A equipe minastenista começou melhor e venceu a primeira parcial, mas o Praia reagiu com força, virando o jogo em sets marcados por volume defensivo. A terceira parcial foi disputada ponto a ponto, mas o time de Uberlândia conseguiu se sustentar e fechar o set e o jogo.
As quartas de final, assim como as semifinais, serão disputadas no sistema melhor de três jogos. O mata-mata deve começar na próxima semana, com datas ainda a serem definidas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
A final da Superliga Feminina 2024/25 será em jogo único, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 1º de maio de 2025, às 15h45.
Mackenzie cai para Sesc Flamengo
Outro time mineiro em ação, o Mackenzie foi derrotado pelo Sesc Flamengo por 3 sets a 0, no Maracanãzinho. Com o resultado, a equipe de Belo Horizonte permaneceu na nona colocação da Superliga e garantiu vaga na elite do vôlei feminino em 2025. A partida marcou também a despedida das quadras da líbero Sassá, campeã olímpica em Pequim-2008.
O confronto era decisivo para o Mackenzie, que precisava vencer e ainda torcer por um tropeço do Maringá diante do Bauru para avançar aos playoffs. Mas o Flamengo entrou em quadra determinado, comandou as ações e impôs seu ritmo desde o início. Com a vitória, o rubro-negro carioca encerrou a fase classificatória na quinta posição e enfrentará o Osasco nas quartas de final.
Quais são as equipes classificadas aos playoffs da Superliga Feminina de vôlei?
Dos 12 clubes participantes, Praia Clube (1º), Minas (2º), Osasco (3º), Fluminense (4º), Vôlei Bauru (5º), Sesc Flamengo (6º), Barueri (7º) e Maringá (8º) são os classificados aos playoffs. Já As equipes Pinheiros e Abel Moda Brusque já haviam sido rebaixadas de forma antecipada. Mackenzie e Brasília não passaram para a próxima fase, terminando na 9ª e 10º, respectivamente, mas se mantém na elite do vôlei feminino em 2025.