Depois de eliminar o Brasil na semifinal, a Polônia confirmou sua superioridade e conquistou neste domingo o título da Liga das Nações de vôlei masculino com uma vitória incontestável sobre a Itália. A decisão, realizada no Beilun Gymnasium, em Ningbo, na China, começou às 8h (de Brasília) e terminou com triunfo polonês por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/19 e 25/14.

O desempenho da Polônia coroou uma reta final impecável na competição. Na semifinal, o time já havia superado o Brasil também por 3 a 0 (26/28, 19/25 e 21/25), encerrando uma campanha brasileira que até então era mais consistente e promissora do que a dos europeus.

O confronto entre Brasil e Polônia, aliás, tem histórico recente de decisões amargas para os sul-americanos. Além da derrota na terceira fase desta edição da Liga, a seleção brasileira foi eliminada pelos mesmos rivais nas semifinais do último Mundial, em 2022, e nas finais de 2014 e 2018. A única exceção nesse retrospecto recente foi na Liga das Nações de 2021, quando os brasileiros levaram a melhor na final.

Com o título, a Polônia fica no primeiro lugar do pódio, seguida da Itália e do Brasil, que venceu contra a Eslovênia nesta manhã e conquistou o bronze.