A seleção brasileira masculina de vôlei estará desfalcada do seu treinador Renan Dal Zotto no jogo desta sexta-feira, contra os Estados Unidos, pelo Mundial. O treinador foi punido após jogar bola em quadra durante jogo contra a Rússia, quando o Brasil venceu por 3 a 2, na quarta-feira. O gesto foi uma tentativa de suspender a jogada que estava em andamento durante momento decisivo do confronto (14 a 11 para o Brasil no tie-break) e foi considerado conduta imprópria pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). 

"Nos últimos pontos, tomado por uma adrenalina enorme, no auge da tensão da reta final do jogo, acabei soltando uma bola, de forma não intencional, que foi em direção a quadra. E, mesmo que essa bola não tenha interferido em nada, nem mudado o andamento do jogo, a Federação Internacional achou por bem me suspender em uma partida. Não concordamos, foi uma punição rigorosa, mas respeitamos a decisão", afirmou o treinador. 

Desta forma, o assistente Marcelo Fronckowiak vai comandar a equipe no duelo que acontece ao meio-dia com transmissão do Sportv. Brasil e EUA já estão classificados para as semifinais depois de terem vencido os russos por 3 a 2 e 3 a 0, respectivamente. O vencedor se garante em primeiro lugar do grupo e encara o segundo da outra chave, que conta com Itália, Sérvia e Polônia. A fase final do Mundial acontece na cidade italiana de Turim.