Liga das Nações

Cachopa é um dos destaques do Brasil na Liga das Nações de Vôlei

Levantador do Sada Cruzeiro é um dos destaques do time de Renan, que conta com vários atletas que atuaram em BH

Por Felippe Drummond Neto
Publicado em 12 de junho de 2019 | 08:00
 
 
 
normal

Definitivamente, Minas Gerais é um dos maiores, se não o maior celeiro de jogadores de vôlei do país. Segundo esporte na preferência nacional, atrás apenas do futebol, a modalidade tem no Estado a base da renovada seleção brasileira masculina que está invicta na Liga das Nações, com seis vitórias em seis jogos. Mais da metade do grupo comandado pelo técnico Renan Dal Zotto tem ligação com as terras mineiras. São atletas formados em Minas, ou que tiveram uma grande passagem por uma equipe da capital.

Um dos principais destaques do time é o jovem levantador do Sada Cruzeiro, Fernando Cachopa. Com apenas 23 anos, além de ser titular, o jogador vem fazendo uma grande competição. A precisão de seus levantamentos faz com que o Brasil conte com três atacantes no top 15 das estatísticas do torneio: o ponteiro Lucarelli lidera o fundamento com 58,16% de aproveitamento. Já o oposto Wallace aparece em sétimo com 53,73% e o ponteiro cubano, naturalizado brasileiro, Leal ocupa a 12ª colocação, com 50,41%.

Coincidentemente, os três jogadores, apesar de não atuarem mais em Minas, construíram grande história no Estado. Wallace e Leal brilharam por muitos anos pelo Sada, enquanto Lucarelli foi revelado pelo Minas. O meio de rede Isac é outro destaque do time do Cruzeiro que está com a seleção. Já o Minas forneceu o líbero Maique.

Não bastassem os seis, também passaram por aqui outros cinco que fazem parte da ‘geração mineira’. São eles o oposto Alan Souza, cria da base do Sada, o ponteiro-passador Lucas Loh, que também surgiu no time celeste e brilhou com a camisa do Minas, o líbero Thales, que jogou pelo time estrelado no início do projeto, na temporada 2007/2008, e os centrais Flávio e Maurício Souza. O primeiro foi formado na base do Minas, e o segundo atuou pelo Minas na temporada 2012/2013, quando foi convocado pela primeira vez.

Em quadra

Após colecionar apenas vitórias nas duas primeiras etapas da Liga das Nações contra Estados Unidos, Austrália, Polônia, Irã, Japão e Argentina, a seleção parte para a próxima etapa que será disputada em Gondomar, em Portugal, onde irá enfrentar Sérvia, China e Portugal, entre sexta-feira e domingo.

‘Mineiros’

Fernando Cachopa (Sada Cruzeiro)

Wallace (Sesc-Rj e ex-Sada Cruzeiro)

Alan Souza (Sesi-SP e ex-Sada Cruzeiro)

Isac (Sada Cruzeiro)

Flávio (Sesc-RJ e ex-Fiat-Minas)

Maurício Souza (Sesc-RJ e ex-Fiat-Minas)

Lucarelli (EMS Taubaté Funvic e ex-Fiat-Minas)

Leal (Lube Civitanova, da Itália, e ex-Sada Cruzeiro)

Lucas Lóh (Sesi-SP, ex-Sada Cruzeiro e ex-Fiat-Minas)

Thales (EMS Taubaté Funvic e ex-Sada Cruzeiro)

Maique (Fiat-Minas)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!