Vôlei feminino

Campeonato Mineiro feminino de vôlei começa neste domingo, em BH

Veja tudo que você precisa saber sobre o estadual feminino, que será realizado em formato quadrangular em 2023

Por Débora Elisa
Publicado em 28 de outubro de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

A taça dos homens foi entregue ao Sada Cruzeiro e, no próximo final de semana, é a vez dos times femininos do Estado lutarem pelo título de campeão. Neste domingo (28), o Campeonato Mineiro Walewska Oliveira de vôlei se inicia em Belo Horizonte, com quatro times na disputa.

Atual campeão, o Gerdau Minas recebe Dentil Praia Clube, Mackenzie Cia. do Terno e Brasília Vôlei na Arena UniBH, no Minas Tênis Clube I, para um torneio no esquema quadrangular em tiro curto. Somente a primeira rodada, já no domingo, será disputada no clube Mackenzie, também na região Centro-Sul da capital mineira.

A competição abre oficialmente a temporada de clubes para os quatro times, e os favoritos Minas e Praia têm, possivelmente, um desempate pela frente. Atualmente, cada um deles ostenta oito títulos estaduais.

Gerdau Minas quer defender o título

Para o Minas, a pré-temporada foi de muito trabalho, principalmente para uma equipe que começa com duas novas levantadoras. Jenna Gray, dos Estados Unidos, e Fran Tomazoni, brasileira, chegam para as vagas deixadas após a saída de Pri Heldes e Jacke.

Além disso, cinco minastenistas passaram a maioria do período pós-Superliga 22/23 com suas seleções: Thaísa, Kisy, Nyeme e Pri Daroit, com a brasileira, e Peña, com a da República Dominicana. Por isso, o trabalho de entrosamento precisou ser intensificado nos últimos dias, já pensando na estreia no Mineiro.

Para a líbero Nyeme, tudo correu como esperado. Talvez, até um pouco melhor do que isso. “Está sendo melhor do que a gente esperava. Estamos bem unidas, bem conectadas e espero que não tenhamos muitos problemas. É sempre difícil reformular o time, mas estamos tentando nos comunicar muito porque isso faz muita diferença na quadra”, falou Nyeme em entrevista a O TEMPO SPORTS.

O duelo entre Minas e Dentil Praia Clube, da terça-feira (31) tem tudo para valer título, e a defensora afirma que a rivalidade faz com que o jogo seja ainda mais emocionante.

“Os dois times querem muito ganhar e começar bem a temporada é muito importante. Vamos com tudo em todos os jogos, ainda mais sendo em casa, então vamos para cima a todo tempo. Teremos a torcida para nos apoiar e isso é um fator muito importante”, contou a líbero. “Jogar com um time que a gente já conhece dificulta um pouco porque os times já sabem o que o outro vai fazer, mas a característica do grupo é sempre a mesma. Vamos estudar muito o que o Paulinho (Coco) gosta de fazer e isso não vai mudar, independente de quem está jogando”, analisou.

Dentil Praia Clube quer desbancar o campeão

De olho em voltar ao lugar mais alto do pódio, o atual campeão da Superliga chega com elenco quase todo diferente. Da última campanha, somente quatro atletas permaneceram em Uberlândia (Kasiely, Suelen, Claudinha e Tainara), além do técnico Paulo Coco.

Ainda assim, as contratações foram de peso, e o elenco praiano segue como um dos favoritos a retornarem à decisão nacional. Mas, antes, precisa se impor contra o maior rival no Mineiro, e segundo a ponteira veterana Kasiely, o grupo focou bastante no entrosamento e em treinos físicos.

"Com certeza estamos muito empolgadas. A maioria do time é de atletas novas, então acho que todas querem mostrar para que vieram. É um grupo muito legal, muito bacana de trabalhar. Os jogos que a gente conseguiu fazer em Brasília e em Saquarema foram bons para vermos o que precisávamos ajustar. Tivemos um tempinho para nos preparar, treinar e descansar também", contou Kasi.

E o empate em número títulos pode ser mais um impulsionador para o elenco aurinegro, mas o momento inicial da temporada exige cautela. "Com certeza, é bom saber disso, é um foguinho a mais que a gente tem. Ganhamos lá na casa deles em 2021, aí o Minas ganhou ano passado. Claro que vamos jogar a temporada toda para trazer todos os títulos, mas também temos que ter cabeça no lugar e paciência de entender que é um time novo, é um elenco diferente do que estamos acostumadas. Pode ser difícil agora no início, mas tenho certeza que está todo mundo super disposto a entrosar e ter essa sincronicidade quanto antes", concluiu.

Mackenzie volta após 12 anos

Fechando os times mineiros na briga pelo título, o Campeonato Mineiro 2023 marca o retorno do time do Mackenzie ao torneio após 12 anos. A última vez em que disputou o estadual profissional foi em 2011, ano em que também esteve na Superliga A pela última vez.

Além do estadual, o clube busca o retorno à elite do vôlei e precisa ficar entre as duas melhores colocadas na Superliga B deste ano. Para o técnico Gabriel Leite, a disputa com algumas das principais equipes do país será primordial para os treinos do elenco.

"O Mineiro Adulto vai ser muito importante para a nossa preparação para a Superliga B, que é nosso objetivo. O nosso foco é fazer uma boa Superliga B e conquistar a vaga para Superliga A. Estamos nesse caminho de preparação e sabemos que o Mineiro Adulto vai dar uma bagagem para as meninas se conhecerem, para a gente ter mais tempo de quadra juntos e ganhar ritmo de jogo", avaliou Gabriel.

Brasília Vôlei quer surpreender

Mesmo sendo representante do Distrito Federal, o Brasília Vôlei disputa o Campeonato Mineiro como convidado desde 2018, como preparação para a liga nacional. Mais um no time dos reformulados, o clube brasiliense conta com, principalmente, uma nova comissão técnica para 23/24.

O ex-jogador Ângelo Vercesi, que na última temporada comandou o Sigorta Shop, da Turquia, chega para assumir como técnico do Brasília após a saída de Duda Nunes. Buscando voltar aos playoffs da Superliga após ficar de fora no ano passado, o time se reforçou e buscou atletas promissoras, como a ponteira Sabrina Groth, ex-Bauru, e a oposta Laiza, ex-Maringá.

Transmissão na televisão e pela internet

O Campeonato Mineiro Walewska Oliveira de Vôlei Feminino terá transmissão na televisão aberta em Minas Gerais, pela Rede Minas. Além disso, o Minas pretende transmitir pelo canal no YouTube.

Tabela do Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino

  • 29/10 - 17h: Dentil Praia Clube X Brasília Vôlei (Mackenzie E.C)
  • 29/10 - 19h: Gerdau Minas X Mackenzie (Mackenzie E.C)
  • 30/10 - 18h: Dentil Praia Clube X Mackenzie (Arena UniBH, Minas)
  • 30/10 - 20h: Gerdau Minas X Brasília Vôlei (Arena UniBH, Minas)
  • 31/10 - 18h: Brasília Vôlei X Mackenzie (Arena UniBH, Minas)
  • 31/10 - 20h: Gerdau Minas x Dentil Praia Clube (Arena UniBH, Minas)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!