Superliga

Conscientização sobre síndrome de Down marca pré-jogo de Sada Cruzeiro x Suzano

Quatorze pessoas atendidas pelo Instituto Mano Down, de Belo Horizonte, entraram em quadra com os jogadores do time celeste

Por Matheus Oliveira
Publicado em 15 de março de 2024 | 21:16
 
 
 
normal

Antes de a bola subir para Sada Cruzeiro e Suzano-SP, pela 20ª rodada da Superliga Masculina de Vôlei, o ginásio do Riacho, em Contagem, foi palco de uma ação para conscientizar amantes do esporte sobre a síndrome de Down na noite desta sexta-feira (15/03).

Quatorze pessoas atendidas pelo Instituto Mano Down, localizado no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, entraram em quadra com os jogadores do time celeste. O objetivo foi chamar a atenção para a causa, que ganha destaque em março por ser comemorado, no dia 21 deste mês, o Dia Mundial da Síndrome de Down.

"Foi ótimo. A festa tá legal, tá bonita. Sou cruzeirense desde sempre, Cruzeirão cabuloso", comemorou um dos educandos do instituto, Daniel Aderne, de 23 anos. "Eu estou muito emocionado, fiquei muito feliz. Amei bastante", festejou João Vitor Moreira, de 24, que também acompanhou os atletas.

O Mano Down atende cerca de 600 pessoas com a síndrome, incluindo recém-nascidos. Além disso, outras 400 pessoas com outros tipos de deficiências também são acolhidas. As ações incluem acompanhamento especializado de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Familiares também são atendidos por profissionais de psicologia e assistência social.

Campeonato Mineiro

A ação no jogo do Sada Cruzeiro faz parte de uma série de programações previstas pelo Instituto Mano Down neste mês. Outras, por exemplo, serão realizadas neste fim de semana, nas semifinais do Campeonato Mineiro de futebol: Cruzeiro x Tombense, sábado, 16h30, no Mineirão, e América x Atlético, domingo, 19h, no Independência.

Pessoas atendidas pela organização social entrarão em campo com os jogadores e levarão uma mensagem para ser exibida nos estádios para pedir o fim do preconceito e da discriminação contra pessoas com a síndrome.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!