Superliga masculina

Em confronto direto, Itambé Minas encara o Sesi com missão de parar Darlan Souza

Em terceiro lugar, Minas visita o quarto colocado Sesi, em Bauru, com missão de parar Darlan Souza, melhor sacador e segundo maior pontuador da competição

Por Frederico Teixeira
Publicado em 13 de janeiro de 2024 | 06:30
 
 
 
normal

Após começar o ano com boa vitória em casa sobre o Azulim Gabarito Monte Carmelo (3 a 0), o Itambé Minas volta à quadra neste sábado (13), na condição de visitante, para uma espécie de 'duelo direto' com o Sesi Bauru, às 18h30, pela décima rodada da fase do turno da Superliga Masculina de Vôlei.

Com 18 pontos (seis vitórias e três derrotas), o Minas está em terceiro lugar na competição, enquanto o Sesi Bauru é o quarto colocado, com 15 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas).

À frente dos adversários deste sábado (13) estão apenas o líder Farma Conde São José (28 pontos) e o agora vice-líder Sada Cruzeiro (27), cotados desde o início como favoritos ao título.

Em Bauru, o desafio do Minas será parar o ímpeto ofensivo do oposto Darlan Souza, grande destaque do Sesi e da seleção brasileira. O jovem, de apenas 21 anos, tem a melhor média de pontuação de toda a competição (5,38 por set) e também de saque (16 aces em 29 sets que disputou).

Em números absolutos, Darlan Souza só fica atrás de Felipe Roque, do Farma Conde São José, que marcou 170 pontos, mas disputou maior número de sets (34 contra 29).

Para conter a força do adversário, o Itambé Minas, comandado pelo técnico Guilherme Santos, conta com a força de seu conjunto, que vem se 'encaixando' ainda mais a cada partida. Mas alguns jogadores podem ter papel fundamental nesta missão.

Um deles é o central Renan, que tem a quarta melhor média de bloqueio de toda a Superliga (16 em 22 sets). Outro é o líbero Maique, que tem média de 68% de acerto na recepção.

Ofensivamente, a equipe minas-tenista também conta com bom momento do ponteiro Paulo, do oposto cubano Sánchez.   

Paulo ostenta a quinta maior média de pontos por set (4,25) enquanto Sánchez tem a sexta maior média (4,17). Paulo também tem a oitava melhor média entre os sacadores, tendo marcado 10 aces em 28 sets.

“É um jogo de seis pontos. Estamos três pontos à frente do Sesi Bauru, então precisamos garantir a vitória. O nosso objetivo é classificar para a Copa Brasil com a melhor posição possível, principalmente para ter a vantagem de jogar as quartas de final em casa. Temos um adversário forte pela frente, que apresenta uma variação de saque interessante e tem uma excelente virada de bola, então acredito que será um jogo equilibrado”, avalia Guilherme Mendes, treinador do Itambé Minas, se referindo também à disputa da Copa Brasil, que reúne os oito melhores colocados do turno da Superliga.


Minas no Turno da Superliga

10/11 - Itambé Minas 3 x 0 Joinville - Arena UniBH
13/11 - Araguari 0 x 3 Itambé Minas - Araguari 
20/11 - Itambé Minas 3 x 0 Suzano - Arena UniBH
24/11 - São José 3 x 0 Itambé Minas - São José dos Campos
28/11 - Itambé Minas 3 x 0 Apan/Roll-on Blumenau - Arena UniBH
18/12 - Itambé Minas 3 x 0 MOC América - Arena UniBH 
20/12 - Sada Cruzeiro 3 x 0 Itambé Minas - Contagem
23/12 - Vedacit Guarulhos 3 x 1 Itambé Minas - Guarulhos
7/1 - Itambé Minas 3 x 0 Azulim Gabarito Monte Carmelo - Arena UniBH
13/1 - Sesi Bauru x Itambé Minas - Bauru (SP)
16/1 - Itambé Minas x Vôlei Renata - Arena UniBH

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!