Topo do pódio

Sada Cruzeiro 50 vezes campeão: projeto de sucesso começou ainda em 2006

Soberano ao nível estadual, foram 14 títulos de Campeonato Mineiro seguidos, o time celeste não sai do lugar mais alto do pódio desde 2010

Por Débora Elisa
Publicado em 23 de outubro de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

Um projeto de vôlei que começou em 2006 sem grandes pretensões se tornou o maior campeão do Brasil e um dos times mais condecorados do mundo. E neste sábado (21) o Sada Cruzeiro chegou ao seu 50º título, entre nacionais e internacionais, desde 2010.

Vittorio Medioli, fundador do Sada Cruzeiro, fala sobre a emoção da conquista do 50º título do time. Assista:

 

Só de estaduais são 14 consecutivos. Soberano ao nível estadual, o time celeste não sai do lugar mais alto do pódio desde 2010. Nos últimos três anos, sob o comando do técnico Filipe Ferraz, que assumiu em maio de 2021, foram campanhas invictas, e todas as decisões foram contra o Itambé Minas, hoje o maior rival do clube celeste.

Desde que Filipe assumiu o comando da comissão técnica, o Sada Cruzeiro, que já era considerado o ‘Campeão de Tudo’, alcunha que conquistou ao vencer todos os títulos de clube possíveis no voleibol mundial, voltou a vencer todos eles com o novo técnico. Ou seja, o comandante, mesmo em início de carreira na beira da quadra, também já venceu tudo que poderia vencer: torneios que vão desde o Mineiro até o Mundial de Clubes.

Na última temporada, o Sada Cruzeiro venceu tudo que disputou. Cravou, com campanhas de sucesso, o oitavo título da Superliga, principal liga do vôlei nacional. No continente, chegou ao nono título e conquistou mais uma vaga para o Mundial de Clubes que, nesta próxima edição, terá a disputa na Índia, em dezembro de 2023.

Em mundiais, o clube mineiro se tornou, em 2013, o primeiro time brasileiro a se tornar campeão, e permanece assim até hoje. Agora, ostenta o título de tetracampeão mundial de vôlei masculino (2013, 2015, 2016 e 2021), e disputa mais uma edição neste ano, para tentar chegar ao penta.

Em março de 2023, o time celeste conquistou mais um título da Copa Brasil, torneio mata-mata que reúne os melhores clubes da Superliga ao final do primeiro turno. E este título teve um sabor especial para o técnico Filipe Ferraz, já que era o que faltava para sua coleção. Desde que assumiu como treinador, havia vencido todos os torneios, com exceção desse.

E nesta temporada (23/24), o elenco celeste tem chance de continuar a história vencedora, já que tem pela frente a disputa da Superliga, da Supercopa, do Sul-Americano e do Mundial, além de poder chegar à Copa Brasil no ano que vem.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!