O Sada Cruzeiro fez um verdadeiro passeio em quadra no Sul-Americano de vôlei masculino. No primeiro compromisso, atropelou o Olympic, da Bolívia, vencendo por 3 sets a 0 e parciais elásticas de 25/9; 25/13 e 25/15, em jogo de pouco mais de uma hora de duração. Favorito na campanha da defesa do título, o time celeste não tirou o pé do acelerador, mostrando o cartão de visitas para os adversários.

Superior tecnicamente, o time celeste agrediu muito no saque e a estratégia fez a diferença. O Olympic teve muita dificuldade no passe e os brasileiros aproveitaram os erros adversários para abrir vantagem larga no placar. Com mais experiência em quadra, o Sada também teve muito mais efetividade no sideout, enquanto os bolivianos não conseguiram colocar a bola no chão com facilidade.

Aproveitando a superioridade técnica, o comandante Filipe Ferraz aproveitou para dar rodagem a mais atletas, como Rech e Oppenkoski. Essa troca é importante já que o Sul-Americano tem, potencialmente, quatro jogos em cinco dias. Na abertura do segundo set, os dois já entraram em quadra desde o início, assim como Rodriguinho. Voltaram para o banco Otávio, Wallace e López.

Mesmo sem o time titular, o Sada Cruzeiro não desacelerou. Com um jogo muito rápido e muito agressivo, os atletas celestes forçaram muito no saque e no ataque e não deram chances para os bolivianos. Ao final da segunda parcial, todo o time em quadra era de suplentes, com destaque para a entrada de Lukinhas, que atuou pela primeira vez nesta temporada. Rodrigo Ribeiro, Carlos e Velasco também participaram da vitória.

O melhor momento do Olympic foi no início do terceiro set, quando os bolivianos conseguiram explorar o bloqueio celeste e cravaram alguns pontos de ataque. Aos poucos, porém, a marcação defensiva do Sada Cruzeiro voltou a aparecer, e a agressividade no saque voltou a sufocar a linha de passe adversária.

Com muita tranquilidade, o time celeste confirmou a vitória e o 100% de aproveitamento dos elencos brasileiros que entraram em quadra no primeiro dia de Sul-Americano de Clubes. O próximo jogo do Sada Cruzeiro na competição é já na terça-feira (13), quando enfrenta o Monteros, da Argentina, também às 21h. O Olympic duela contra o próprio argentino na quarta-feira (14), às 18h30.