No sufoco

Sada Cruzeiro vira para cima do UPCN e estreia com vitória no Sul-Americano

Em noite de fortes emoções, time celeste acordou apos perder os dois primeiros sets e conquistou uma suada mas importante vitória na competição continental

Por Felippe Drummond Neto
Publicado em 26 de fevereiro de 2019 | 22:49
 
 
 
normal

Sempre que Sada Cruzeiro e UPCN se enfrentam a expectativa é para uma partida muito disputada. E, na noite desta terça-feira (26), não foi diferente. Em um duelo que já pode ser considerado um clássico do vôlei Sul-Americano, o time celeste precisou de cinco sets para sair de quadra com a vitória em sua estreia no Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino. De virada, a equipe do técnico Marcelo Mendez conquistou o importante triunfo com parciais de 23/25, 18/25, 25/22, 25/20 e 15/11.

Apesar de ter começado a partida jogando em seu ritmo tradicional, impondo seu volume de jogo, o Sada Cruzeiro viu o UPCN crescer no momento pontual do primeiro para virar a parcial no finalzinho do set e largar na frente. A derrota foi sentida, tanto que o técnico Marcelo Mendez precisou mudar quatro titulares para que seu time reagisse, já no terceiro set e conseguisse a importante vitória, que credencia o Cruzeiro a terminar como líder de seu grupo.

O time celeste volta a quadra hoje para enfrentar o Regatas Lima, do Peru, às 20h. A expectativa é para uma vitória tranquila celeste, já que a equipe peruana não tem nenhuma tradição na modalidade. Quem também volta a quadra é o anfitrião da competição, Fiat Minas, que encara o Nacional, do Uruguai, às 18h.

O jogo

O Sada começou a partida ligado, tanto que o time comandado por Marcelo Mendez abriu 11 a 9 e se manteve à frente do placar até o fim do primeiro set, 18 a 17. Porém, os argentinos do UPCN souberam a hora certa de crescer, na reta final eles viraram o placar para 24 a 23 e fecharam em ace do levantador Cavanna.

A derrota na primeira parcial afetou o time celeste negativamente, tanto que no segundo set, após largar na frente, 8 a 5, os cruzeirenses sofreram o empate em 14 pontos, e depois a virada, em 17 a 16. A partir daí tudo começou a dar errado para os mineiros que viram os argentinos marcarem cinco pontos seguidos e fecharem o set em 25 a 18.

O terceiro set pareceu um replay do primeiro. Após largar na liderança com 7 a 4, e seguir na frente do placar até perto do fim, 21 a 19. Porém, dessa vez o Sada Cruzeiro não voltou a cometer os mesmos erros e conseguiram segurar o ímpeto dos argentinos para fechar a parcial em 25 a 22, ganhando uma sobrevida na partida.

Embalados com a vitória no set anterior, o Sada voltou com tudo na quarta parcial e rapidamente pulou na frente do placar, com 11 a 5, e depois ampliou sua vantagem para 17 a 10. Mas, quando parecia que o time celeste teria um set tranquilo, o UPCN voltou a crescer na partida e marcou seis pontos consecutivos, 17 a 16. Inteligentemente o técnico Marcelo Mendez mexeu no time e colocou novamente em quadra seu levantador mais experiente, Sandro, que soube distribuir a bola para quem estava melhor. Dessa forma, o time voltou a jogar bem e fechou o quarto set em 25 a 20.

No tié-break o equilíbrio imperou. Alternando os saques, os dois times chegaram empatados até os 10 pontos. Foi aí que a estrela do central Eder Levy, que entrou no decorrer do jogo brilhou. Tocando várias bolas no bloqueio, foi dele o ponto que deu a vitória ao Cruzeiro por 15 a 11.

Ficha do jogo

Sada Cruzeiro

Cachopa, Filipe, Sander, Le Roux, Isac e Evandro, líbero Serginho. Entraram: Sandro, Rodriguinho, Luan Weber, Eder Levy e Leozinho

Técnico: Marcelo Mendez

UPCN
Cavanna, Hage, Lazo, Stulenkov, Ramos e Bartman, líbero Salvo. Entraram: Gomez, Nielson e Martina

Técnico: Fabián Armoa

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!