Derrota

Superliga: Sada Cruzeiro perde em casa para o Vôlei Renata por 3x0

Equipe mineira foi surpreendida pela boa atuação da equipe de Campinas e precisa vencer as duas próximas partidas para chegar às semifinais da competição

Por Alexandre Nascimento
Publicado em 31 de março de 2024 | 20:16
 
 
 
normal

Com um atuação irreconhecível, o Sada Cruzeiro foi surpreendido pelo Vôlei Renata, de Campinas (SP), e perdeu por 3 sets a 0 (parciais de 25/19, 27/25 e 25/22), neste domingo (31), no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, no primeiro jogo da melhor de três partidas das quartas de final da Superliga 2023/2024 de Vôlei Masculino. 

O segundo duelo será na quinta-feira (4), ás 18h30, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. Se o Vôlei Renata vencer novamente, já garante vaga para as semifinais da competição. Se o Sada Cruzeiro conseguir a vitória, haverá um terceiro e decisivo jogo no dia 9 de abril, em Contagem. O Sada Cruzeiro leva vantagem de jogar em casa por ter feito a melhor campanha na fase de classificação.

"Acho que time deles jogou muito bem e talvez tenha sido um dos piores jogos nossos da temporada. Não foi por falta de vontade, mas a gente tem que ter alguma mudança, um outro tipo de postura para tentar buscar um terceiro jogo. Vamos lá na casa deles, na pressão, e veremos o que pode ser melhorado. Vamos estudá-los novamente", disse o oposto Wallace, após a derrota. 

O treinador Filipe Ferraz também elogiou o adversário, que se classificou na oitava colocação para os playoffs. "Eles foram merecedores da vitória, jogaram melhor mesmo. Vieram mais agressivos no saque e no contra-ataque. Eu acho que a gente pecou bastante no nosso contra-ataque, geramos 24 bolas e eles aproveitaram as possibilidades. O nosso bloqueio também não trabalhou muito bem como a gente tinha trabalhado nos últimos 10 ou 11 jogos".

E a próxima partida ganhou status de decisão. "Agora é entrar firme e forte na quinta-feira, temos confiança no nosso time", disse o comandante celeste.   

González, levantador do Vôlei Renata, ficou satisfeito com a atuação impecável da equipe de Campinas na primeira partida dos playoffs. "A gente claramente vinha em busca de um bom resultado aqui, sabemos da força que tem o Sada Cruzeiro no ataque, na defesa e no saque, é um time muito completo. Tivemos que jogar cada ponto como se fosse o último e a gente fez um jogo redondinho. Foi um passo importante (para a classificação para as semifinais), mas vamos jogar com tudo em casa porque sabemos que o Sada é uma equipe que joga muito forte em qualquer ginásio".  

O jogo

O primeiro set começou com um domínio do Vôlei Renata, que mostrou muita força na defesa e poucos erros no ataque. A equipe chegou a abrir 3 pontos de vantagem (14 a 11), mas o Sada Cruzeiro equilibrou a partida com precisão nos ataques e nos saques, tanto que conseguiu dois aces, com Cledenislon e Otávio, e empatou o jogo (16 a 16).

Na reta final do set, Adriano e Maurício Borges comandaram o time de Campinas, que voltou a abrir 3 pontos na frente (19 a 16), enquanto o Sada Cruzeiro encontrava dificuldades na defesa. Mais organizado, o Vôlei Renata fechou o primeiro set em 25 a 19, com um erro de saque do time da casa.   

O segundo set começou mais equilibrado, com as duas equipes encaixando melhor os ataques e conseguindo pontuar. O Vôlei Renata voltou a impor um ritmo forte e chegou a abrir 18 a 16, mas a torcida do Sada Cruzeiro sentiu o momento difícil e passou a cantar mais forte, empurrando a equipe estrelada para o empate em 24 a 24. No entanto, o time de Campinas aproveitou melhor as oportunidades e fechou o set em 27 a 25. 

O cenário começou bem parecido no terceiro set, com o Vôlei Renata conseguindo acertar quase todos os ataques e o Sada Cruzeiro cometendo vários erros. Tanto que a equipe rival chegou a abrir 11 a 4. Na tentativa de reduzir a desvantagem, o Sada Cruzeiro foi com tudo para o ataque, mas não conseguiu empatar o set, que terminou com vitória do time rival por 25 a 22.   

Escalações:

Sada Cruzeiro
Uriarte, Wallace, López, Rodriguinho, Otávio, Cledenilson e o líbero Alexandre. Técnico: Filipe Ferraz 

Vôlei Renata:
Gonzáles, Bruno Lima, Maurício Borges, Adriano, Juninho, Wítallo e o líbero Lukinhas. Técnico: Horacio Dileo

Outros confrontos

Também neste domingo (31), o Itambé Minas venceu o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 1, fora de casa, no primeiro jogo do mata-mata das quartas de finais da Superliga. 

As primeiras partidas dos outros dois duelos das quartas de finais da  competição irão ocorrer nesta segunda-feira (1º). 

Sesi-Bauru e Araguari Vôlei se enfrentam às 18h30, na Arena Paulo Skaf, em Bauru (SP), enquanto Farma Conde Vôlei São José e Joinville Vôlei duelam às 21h, na Farma Conde Arena, em São José dos Campos (SP).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!