Ausência certa

Taubaté 'bate o pé' e garante que Lucarelli não estará no Mundial

Apesar de ter sido convocado, atleta ainda não tem condições mínimas de jogar em alto nível

Por Daniel Ottoni
Publicado em 12 de julho de 2018 | 15:27
 
 
 
normal

Por melhor que seja sua intenção ao convocar o ponta Lucarelli para o Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei pode começar a trabalhar com a possibilidade de não contar com o atleta no torneio que acontecerá na Bulgária e Itália entre 9 e 30 de setembro. Operado em 28 de novembro de 2017 devido a uma lesão no tendão de aquiles, Lucarelli ainda está longe de estar em boa forma. 

Mesmo sabendo que as condições do atleta não eram as ideais para participar, efetivamente, dos treinos preparatórios, a seleção convocou o atleta. Na próxima terça-feira, em Guarulhos, representantes da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e do Taubaté se encontrarão para que o comunicado do clube seja feito.

"A parte técnica do time não precisa nem se envolver. Isso é uma questão médica. O doutor Alexandre Paiva vai apresentar todas as informações sobre a atual situação do jogador. Ele não tem a menor condição de prática esportiva, é algo muito simples. A previsão de atuar em bom nível, treinando e jogando normalmente, é quando a Superliga começar", indica o diretor técnico Ricardo Navajas. A maior competição do país tem previsão de início em novembro. 

"Tenho certeza que o clube, a seleção e o próprio jogador não vão querer correr este risco. Se ele começou a recuperação no time, será também dentro do clube que ele irá finalizá-la, até estar 100% fisicamente. Não há tempo hábil para ele se recuperar e jogar o Mundial. Seu déficit, atualmente, é muito grande. Ele ainda está debilitado e vai precisar de cerca de quatro meses para voltar a estar bem", pontua o dirigente.

Fez falta. Na Liga das Nações, terminada recentemente, o Brasil ficou em quarto lugar e precisou se virar sem seus pontas titulares. Lipe machucou o cotovelo na reta final, assim como Maurício Borges sofreu lesão no joelho que demandará cirurgia. Borges já está fora do Mundial e Lipe foi convocado. Outras opções são Douglas Souza, Lucas Lóh e Rodriguinho. A esperança era de Lucarelli estar presente para aumentar a qualidade na entrada de rede. Apesar da torcida de muitos, é bem possível que o técnico Renan dal Zotto tenha que já estudar outras opções.

"Renovamos o contrato com ele ainda quando estava contundido. Nos últimos quatro anos, em todos eles o jogador teve problemas físicos. Em nenhuma situação, ele voltou zerado da seleção, sempre apresentava algum problema. Se acontecer algo, a responsabilidade é nossa. A seleção convocou na esperança de poder contar com ele, mas isso não vai acontecer. Não é uma lesão simples, já fazem oito meses que ele está fora de combate", completa Navajas. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!