Embalada pela terceira vitória consecutiva, a seleção brasileira feminina de vôlei pode entrar em quadra, nesta sexta-feira (1), com uma pressão a menos sobre os ombros. A vitória por 3 a 0 contra a Coreia do Sul, na quinta-feira, garantiu a classificação para a fase final da Liga das Nações.

Nesta sexta, às 14h, o Brasil pega a Bulgária, que só venceu três vezes em nove partidas. Na sequência, no sábado (2), encara a Tailândia, às 10h30.

A boa atuação nos últimos jogos anima o torcedor, que pôde ver em quadra os principais nomes da nova geração do vôlei brasileiro, cotadas até para estarem nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Júlia Bergman, Lorrayna, Diana, Lorena e a dupla minastenista Kisy e Júlia Kudiess são só algumas das jovens atletas que vêm se destacando no torneio internacional, duelando com os maiores nomes do vôlei do mundo.

O processo de renovação, porém, precisa acontecer de forma gradativa, com as promessas dividindo quadra com atletas experientes. A medalhista olímpica Carol, central do Praia Clube, é uma das principais jogadoras do Brasil e se destaca na Liga das Nações em dois fundamentos importantes: é a líder isolada em bloqueios, com 42 individuais — 14 a mais que a segunda colocada Maja Aleksic, da Sérvia — e a segunda melhor sacadora, com 11 aces.

Após a vitória importante contra a Coreia, a central celebrou a atuação das colegas mais jovens e garantiu que, mesmo classificadas, irão buscar a vitória nos últimos dois jogos. “A participação de boa parte do time nesse jogo foi muito importante. É bom contar com todo o grupo e tirar o nervosismo de quem ainda não estreou. Estamos matematicamente classificadas para a fase final e esse é um passo importante. Temos mais dois jogos para terminar essa fase e vamos em busca de mais vitórias”, comentou Carol.

O técnico José Roberto Guimarães também celebrou a participação das suplentes do time, mas não quer perder o foco das últimas partidas.

"Classificação garantida o que era muito importante. Foi o nosso décimo jogo e a performance de todo o time foi fundamental. Boa parte da equipe participou do jogo. Essas experiências são importantes para todas as jogadoras sentirem o nível internacional. Agora a classificação já está garantida para a fase final, mas temos que nos preparar para os dois jogos restantes nessa etapa", analisou o técnico.

A seleção feminina está na terceira colocação da Liga das Nações. Para a fase final, classificam-se as oito melhores. A anfitriã Turquia tem vaga garantida no mata-mata.