Para quem tem baixa renda

Carteira ID Jovem oferece meia-entrada e viagens grátis

Documento válido para quem tem entre 15 e 29 anos e é de família que tem CadÚnico pode ser emitido online

Por Anderson Rocha
Publicado em 14 de outubro de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Meia-entrada em atividades culturais e esportivas e passagens gratuitas para viagens são algumas das vantagens da Identidade Jovem (ID Jovem), carteira pública para jovens entre 15 e 29 anos cuja renda familiar mensal é de até dois salários mínimos. Não é necessário ser estudante para pedir o documento.

Para solicitar a ID Jovem, é preciso que a família do jovem esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). “Para realizar a inscrição (no CadÚnico), a família deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou uma das nove Diretorias Regionais de Assistência Social”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em nota. 

A validade da carteira é de 180 dias.

Benefício também no turismo

Instituída em 2013 pelo Estatuto da Juventude (Lei 12.852), a ID Jovem foi lançada três anos mais tarde e também tem como benefício a garantia de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% no valor da passagem para cada viagem interestadual de ônibus, embarcação ou trem em assento convencional. 

O bilhete precisa ser solicitado presencialmente, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do serviço.

"É primeiro passo", observa especialista

Professora de direitos humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Adriana Goulart de Sena Orsini avalia positivamente o objetivo da ID Jovem como instrumento para pessoas de baixa renda terem acesso de acesso à cultura e ao turismo, mas defende melhorias para o benefício.

“Ela (a ID Jovem) é um primeiro passo, mas o limite (de viagens) poderia ser maior, e a divulgação também, com foco em escolas e bairros onde há maior centralidade de pessoas aptas à ID”, opina. 

Questionado sobre a reclamação da professora, o governo federal não havia respondido a demanda até a publicação desta reportagem. 

Números da ID Jovem
2,8 milhões de carteiras foram emitidas desde 2016
405 mil é a média mensal de carteiras ativas no país

 


 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!