Um homem de 52 anos foi preso nesta terça-feira (1º de julho) em Aracaju, capital de Sergipe, suspeito de estuprar a própria filha, uma adolescente de 13 anos. O crime teria ocorrido em Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, e a prisão foi resultado de uma ação conjunta das polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e de Sergipe (PCSE).
De acordo com a PCMG, familiares da vítima procuraram as autoridades no dia 17 de junho para relatar os abusos. Com base nos elementos reunidos na investigação, a Justiça autorizou a prisão preventiva do suspeito. No entanto, antes que a ordem fosse cumprida, ele fugiu da cidade.
A localização do homem só foi possível após troca de informações e trabalho de inteligência entre as duas polícias. O suspeito foi encontrado e preso em Aracaju.
A Polícia Civil não informou se ele será transferido para Minas Gerais. O caso segue sob investigação.
Como denunciar?
Denúncias de crimes sexuais podem ser feitas, de maneira anônima, por meio do telefone 181. Também é possível procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima. Em caso de emergência, acione a Polícia Militar, por meio do telefone 190.
Estupro de vulnerável
Qualquer ato libidinoso praticado contra uma pessoa menor de 14 anos é considerado estupro de vulnerável no Brasil. A classificação ocorre independentemente da duração do ato ou da sua superficialidade. A pena inicial para o crime, previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, é de 8 a 15 anos.
Considera-se estupro de vulnerável, também, quando alguém pratica as mesmas ações contra alguém que, por doença ou algum tipo de deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência, como o estado de embriaguez.