A operação Nexum 35, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), resultou na prisão de 24 suspeitos (19 preventivas e cinco flagrantes) em Poços de Caldas, no Sul de Minas, nesta quinta-feira (21/8). A ação da PCMG mirou a desarticulação de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e em outros crimes na região.
De acordo com a instituição, entre os suspeitos presos, dois deles são considerados os principais alvos: um homem detido na região Central de Poços de Caldas, que já havia sido detido em outra operação no ano de 2019, além de outro na região Leste do município, apontado como responsável por um dos maiores serviços de entrega de drogas na região.
Segundo a PCMG, as investigações se iniciaram há cerca de quatro meses, a partir da análise de dados extraídos de celulares, após a apreensão de aproximadamente 20 quilos de maconha. "As provas levantadas possibilitaram identificar a rede criminosa atuante na cidade e região, o que levou à representação por medidas cautelares acolhidas pela Justiça", acrescentou a Polícia Civil.
Apreensões
No decorrer da ação, as autoridades apreenderam drogas, veículos — incluindo um carro e uma motocicleta — e mais de R$ 8 mil em espécie.
Nexum 35
O nome Nexum 35, conforme a PCMG, faz referência à ideiade “conexão”, simbolizando os vínculos entre os investigados e a atuação em rede do grupo criminoso, associado ao código de área da região de Poços de Caldas.