PARTICIPE

Panelaço: Calçada ‘aberta’ no Planalto, na região da Pampulha, em BH

E mais: Mudança de sinalização em avenida de Contagem não agrada; e tinha uma rua nos buracos no Barreiro

Por Anderson Rocha | @andersonro.cha
Publicado em 10 de novembro de 2023 | 05:00
 
 
 
normal

Calçada ‘aberta’ no Planalto, na região da Pampulha

Você também quer fazer uma reclamação? Clique aqui e envie sua mensagem via WhatsApp. Participe!

Meu nome é José Vasco Ferreira Dias, tenho 57 anos, sou comerciante e representante comunitário. Minha reclamação é relacionada às consequências da obra de contenção de encosta, que está inacabada, inclusive. Trata-se de uma fenda aberta entre a calçada e o asfalto da rua dos Lazaristas, no bairro Planalto, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ela coloca medo e traz transtornos para moradores do bairro Planalto e da vila Biquinhas. Essa obra de contenção, feita há pouco tempo, está colocando em risco os moradores e pedestres que passam pela calçada ou pela rua. Com as chuvas que estão para chegar, a situação pode piorar. Essa obra de contenção, feita há pouco tempo, está colocando em risco os moradores e pedestres que passam pela calçada ou pela rua. Com as chuvas que estão para chegar, a situação pode piorar.

Resposta
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que está ciente da situação e que, após vistoria técnica realizada no talude da rua dos Lazaristas, a contenção encontra-se íntegra e não traz riscos de deslizamentos. “Como medida preventiva, a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) do município realizou, na sexta-feira (3), desvio em contenção por sacaria e sinalização do local, para conter erosão no passeio e na sarjeta. No momento, está em análise a solução definitiva para o local, por meio dos serviços de recomposição do passeio, sarjeta e asfalto”, diz a nota.

Mudança de sinalização em avenida de Contagem não agrada

Meu nome é Ricardo de Jesus, sou morador da região do Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Meu Panelaço é sobre a avenida José Faria da Rocha, que está sendo recapeada pela Prefeitura de Contagem. Eles estão implantando a sinalização horizontal nas pistas, mas mudaram as larguras delas. Se antes as pistas nos dois sentidos dividiam a avenida ao meio, agora, uma delas está mais larga, mesmo o fluxo de veículos nos dois sentidos sendo parecido. Agora, com a pista de um dos sentidos mais estreita, os carros fazem filas para passar, e, quando já há algum parado, o motorista precisa invadir a contramão para seguir. Não entendi qual a intenção da prefeitura em realizar a mudança. Para quem circula e mora na região, o trânsito ficou pior e mais perigoso. Gostaria de uma explicação para essa alteração.

Resposta
A Transcon, autarquia de trânsito e transportes de Contagem, informou que a avenida José Faria da Rocha está sendo “revitalizada e modernizada para receber a mobilidade urbana com o incentivo do uso da bicicleta, promovendo mais saúde e mobilidade ao cidadão e incorporando os demais modais existentes de ônibus e metrô”. O órgão disse ainda que a via já conta com novo asfalto e está recebendo sinalização, além da implantação da ciclofaixa em toda a sua extensão. Por fim, afirmou que a pista de rolamento tem 3,5 metros e está dentro das normas e padrões de segurança permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Tinha uma rua nos buracos no Barreiro

Meu nome é Marcos Aurélio Soares, tenho 47 anos e sou líder comunitário. Minha reclamação é sobre a situação da rua Perimetral no bairro Vila Pinho, no Barreiro, em Belo Horizonte. É a quarta vez que eles arrumam e não resolvem. Só gastam dinheiro. No momento, está com um grande buraco aberto e não tem nenhuma sinalização no local. Está em tempo de acontecer algum acidente.

Resposta I
A Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb), da Prefeitura de Belo Horizonte, informou que, após vistoria, será feita a recomposição do buraco e a solicitação à Copasa para que verifique a integridade de sua rede.

Resposta II
A Copasa informou que realizaria a correção do abatimento na rua citada na quarta (8). “A Companhia esclarece que o funcionamento da rede coletora de esgoto ocorre normalmente no local”, diz a nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!