Campeonato Brasileiro

América chega à quarta vitória seguida após vencer Santos por 1 a 0

O gol solitário foi marcado por Pedrinho, lançado como titular por Mancini no lugar de Felipe Azevedo

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 14 de agosto de 2022 | 20:01
 
 
 
normal

O América conquistou a quarta vitória seguida após derrotar o Santos por 1 a 0, neste domingo (14), no Independência, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo controlado do minuto inicial ao final, Pedrinho, lançado como titular pelo técnico Vagner Mancini no lugar de Felipe Azevedo, foi o autor do único gol. Com a vitória, o América assume a 8ª colocação, com 30 pontos. 

Ainda sem os reforços do meia Emmanuel Martínez e do atacante Gonzalo Mastriani, a novidade entre os titulares, além de Pedrinho, foi o lateral esquerdo Marlon, relegando Danilo Avelar ao banco de reservas. Assim, o América entrou em campo com Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal e Juninho; Everaldo, Martín Benítez e Pedrinho; e Henrique Almeida. 

Pedrinho justificou a titularidade já na primeira investida do América. Às costas de Madson, o atacante encontrou um latifúndio até a área adversária, limpou a marcação de Maicon em direção à linha de fundo e finalizou no alto, entre João Paulo e o poste esquerdo, aos 14 minutos. O gol, aliás, isola Pedrinho como o artilheiro do Coelho na temporada, com sete gols marcados, sendo o terceiro no Brasileiro. A vantagem deu conforto ao América, que, antes, havia sido ameaçado pelo Santos.

Logo aos sete, Marcos Leonardo acertou a trave direita de Cavichioli após Lucas Braga encontrá-lo nas costas de Maidana e Éder. Em seguida, Maicon encontrou Marcos Leonardo novamente em profundidade. O jovem dominou no peito, ganhou a linha de fundo e apenas rolou para Lucas Barbosa, que, dentro da área, finalizou sem direção. Até então, o Coelho, sem alternativas, pouco construía. Tanto é que a finalização de Marcos Leonardo nasceu depois de Benítez ser desarmado na própria intermediária.

Aos 20, Maidana e Éder ainda quase fizeram contra. Marcos Leonardo fez o pivô e abriu para Sánchez na ponta direita. O meio-campista, então, cruzou à meia altura, Maidana tentou espanar, a bola rebateu em um dos braços de Éder e voltou contra o gol de Cavichioli, que encaixou. O adversário até cobrou a marcação de um pênalti, o que foi rechaçado por Heber Roberto Lopes (SC) no VAR. 

Depois, o América controlou sem sustos o jogo, já que o Santos não conseguia avançar em campo. Com a vantagem, o Coelho, sem fazer questão de ter a posse, se recolhia, deixando a bola nos pés de Maicon e Eduardo Bauermann. Aos 36, os mandantes ensaiaram uma pressão em busca de levar maior vantagem para o vestiário. Até então pouco acionado, Henrique Almeida aproveitou sobra na frente da área, limpou a marcação de dois adversários e arrematou nas mãos de João Paulo. 

Tanto Pedrinho quanto Everaldo encontraram boas escapadas pelas pontas para fustigar a defesa do Santos. Aos 41 minutos, em jogada ensaiada depois de escanteio conquistado por Pedrinho, Marlon cruzou e Lucas Kal cabeceou sobre a meta de João Paulo. No lance seguinte, Cáceres obrigou o goleiro santista a ótima intervenção ao finalizar de bate-pronto após rebatida de Bauermann. Já aos 45, em contra-ataque, Pedrinho virou o jogo para Everaldo, que cortou para dentro e finalizou nas mãos de João Paulo.

América apenas administra a vantagem 

Assim como a primeira etapa terminou, a segunda começou sob as rédeas do América. Logo aos dois minutos, Cáceres invadiu a grande área e finalizou rasteiro, mas fraco, no meio do gol de João Paulo. Aos cinco, Juninho até fez boa jogada pela direita depois de limpar dois adversários, só que finalizou mal. No minuto seguinte, o Santos se apresentou pela primeira vez. Lucas Braga chegou à linha de fundo, fintou Cáceres, cruzou e Maidana interceptou antes de a bola encontrar Marcos Leonardo.

Aos dez, o Santos, enfim, fez Cavichioli trabalhar. Da intermediária, Lucas Braga finalizou no canto direito do goleiro americano, que encaixou sem dificuldades. A resposta do América, entretanto, veio em seguida com Benítez. Do bico da grande área, o meia exigiu boa defesa de João Paulo em finalização colocada. Sem esperar por respostas do Santos mais, Lisca sacou Lucas Barbosa e Sánchez para lançar a campo, respectivamente, Ângelo e Sandry aos 13 minutos.

Depois de Lisca intervir, Mancini começou a rodar o América. Benítez deu lugar a Alê, Henrique Almeida a Wellington Paulista e Everaldo a Matheusinho. Foi Paulista, inclusive, quem quase ampliou o marcador aos 22 minutos. Após boa jogada individual na meia direita, passando por Fernández e Bauermann, Matheusinho serviu o centroavante, que, mesmo desajeitado, acertou a trave esquerda de João Paulo. 

As substituições do Santos, por sua vez, pouco surtiram efeito. Lucas Braga ainda era a alternativa mais lúcida. Aos 24, No mano a mano contra Cáceres pela ponta esquerda, o atacante cortou para o centro e finalizou, mas sem direção. Com o jogo sob controle, Mancini deu descanso a Pedrinho, extenuado, para lançar a campo Felipe Azevedo. Já Lisca sacou Zanocelo para promover a estreia de Luan, contratado junto ao Corinthians, que, barrado por Vitor Pereira, não jogava há 176 dias.

O Santos ainda insinuou investidas com Madson, pouco explorado até então, nas costas de Marlon, mas sem sucesso. Aos 34, em uma delas, o lateral direito santista até cabeceou em busca de Marcos Leonardo, mas Éder interceptou a tempo. Depois, foi Felipe Azevedo quem cortou. Embora estivesse atrás do marcador, o Peixe sequer assustou Cavichioli. Sandry, por exemplo, isolou um arremate após uma jogada de escanteio ensaiada com Lucas Braga aos 40.

O Coelho sustentou a vantagem até o apito final, relegando no reencontro com Lisca a primeira derrota como treinador do Santos. Agora, antes de visitar o Athletico (PR), no próximo domingo (21), às 18h, na Arena da Baixada, o América voltará a campo na quinta (18), contra o São Paulo, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Coelho foi derrotado por 1 a 0 no Morumbi. Para reverter o placar, precisa vencer por dois gols de diferença. Já o Santos retornará a campo no domingo, às 18h, na Vila Belmiro, contra o mesmo São Paulo.

Ficha técnica

América 1x0 Santos

América: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric), Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal e Juninho; Pedrinho (Felipe Azevedo), Martín Benítez (Alê) e Everaldo (Matheusinho); Henrique Almeida (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.

Santos: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho), Vinícius Zanocelo (Luan) e Carlos Sánchez (Sandry); Lucas Barbosa (Ângelo), Lucas Braga e Marcos Leonardo (Bryan Angulo). Técnico: Lisca.

Gol: Pedrinho, do América.

Cartão amarelo: Luan Patrick, do América.

Arbitragem: Paulo Roberto Alves Júnior (PR), Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). 

VAR: Heber Roberto Lopes (SC).

Estádio: Independência. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!