Brasileirão

América vence Coritiba por 2 a 0 e mantém o sonho de voltar à Libertadores

Com gols de Pedrinho e Matheusinho, Coelho faz o dever de casa e comprova bom momento no returno do Campeonato Brasileiro

Por O TEMPO SPORTS
Publicado em 03 de setembro de 2022 | 22:22
 
 
 
normal

Qualidade, precisão e bom futebol. Foi com esses ingredientes que o América mais uma vez mostrou viver um  grande momento no returno do Brasileirão ao vencer o Coritiba na noite deste sábado por 2 a 0, na Arena Independência, em duelo válido pela 25ª rodada da competição. Pedrinho e Matheusinho decretaram o triunfo do Coelho.

Com o resultado, o América chega aos 35 pontos, na oitava colocação do campeonato. O Coelho só pode ser ultrapassado pelo Santos, que joga nesta segunda-feira (5) contra o Goiás, na Vila Belmiro. O Coritiba é o 16º colocado, e pode entrar na zona de rebaixamento caso o Cuiabá vença ou empate com o São Paulo, neste domingo.

Jogando em casa, o América tomou a iniciativa da partida e procurou acuar o Coritiba em seu campo de defesa. Logo no primeiro minuto, Marlon recebeu na entrada da área e arriscou, mas a bola subiu muito.

A reposta do Coxa veio aos 5 minutos, com um chute cruzado do ex-cruzeirense Egídio, obrigando Matheus Cavichioli a fazer boa defesa.

Forçando o jogo com Pedrinho pelo lado esquerdo, o Coelho quase abriu o placar aos 10. O atacante avançou e deixou Martinez de frente ao gol de Muralha para finalizar. A bola espirrou e sobro para Henrique Almeida tocar pra trás, mas ninguém aproveitou o gol aberto.

Com as rédeas do jogo, o time de Vagner Mancini acuava o Coxa em boas tramas, especialmente com Pedrinho e Matheusinho, mas parava em finalizações nas mãos de Muralha.

À medida que o América avançava em busca de seu gol, cedia campo para o Coritiba contra-atacar. E foi dessa forma que a equipe paranaense levou perigo em duas oportunidades, ambas com Alef Manga.

Dessa forma, o time de Guto Ferreira conseguia tocar mais a bola e a partida ficou mais baerta e movimentada no Horto a partir dos 20 minutos. Faltava o gol.

E de tanto insistir, o Coelho chegou ao gol, aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio pelo lado direito, a bola sobrou no meio da área, Cáceres ajeitou de cabeça para Pedrinho, sozinho pelo lado esquerdo, que só teve o trabalho de colocar para o fundo das redes e anotar seu quarto gol no Brasileirão: 1 a 0 América.

Após o gol, o Coxa se lançou mais ao ataque e levou perigo ao gol do América na reta final do primeiro tempo. E nessas investidas, o Coelho quase marcou o segundo em contra-ataque que começou com Matheus Cavichioli, chegou a Everaldo e terminou em perigosa finalização de Pedrinho, aos 40 minutos.

Pressão paranaense

Na volta do intervalo, o América voltou com tudo e quase ampliou logo aos 15 segundos. Em rápida saída de bola, Henrique Almeida acertou a trave de Muralha.

Após o susto, o Coritiba foi atrás do empate e levou perigo ao América, mas esbarrava nas finalizações erradas. O América, então, buscava explorar os contra-ataques, mas faltava qualidade no passe. Jogo acelerado no Horto.
Com maior volume no ataque, a equipe paranaense pressionava o Coelho e quase chegou ao seu gol. Alef Manga recebeu pela esquerda e soltou uma bomba, que explodiu no travessão aos 16 minutos.

Preocupado com o desempenho do meio de campo, Vagner Mancini promoveu duas substituições de uma vez, ao sacar Martínez e Everaldo para as entradas de Benitez e Alê, respectivamente. Minutos depois, o comandante alviverde tirou Marlon para a entrada de Danilo Avelar.

As mudanças deixaram o meio de campo do América mais pegador, abrindo caminho para Pedrinho e Matheusinho jogarem mais abertos. E num lance pela direita, aos 26 minutos, Pedrinho quase marcou o segundo, mas parou em grande defesa de Alex Muralha.

Na medida que o Coritiba parecia mais cansado, o América tentava aproveitar as oportunidades. E o Coelho conseguiu ampliar após uma boa jogada pela esquerda. Danilo Avelar recebeu sem marcação e colocou na cabeça de Matheusinho: 2 a 0 América, aos 32 minutos.

O segundo gol americano levou o Coxa à lona. A equipe paranaense até tentou ir pra cima, mas cedia muitos espaços e, com um pouco mais de capricho, o América ainda poderia ter feito mais gols. Faltou aquele último passe. Mas nada que pudesse atrapalhar a bela noite de Vagner Mancini e seus comandados.

Na próxima rodada, o América visita o Botafogo no domingo (11), no Rio de Janeiro. Já o Coritiba recebe o Atlético-GO no mesmo dia, em Curitiba.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!