De saída?

Monitorado pelo Galo, Ademir busca afirmação nesta temporada; veja os números

Jogador ainda não repetiu números e atuações expressivas como na última temporada, quando foi destaque do Coelho

Por Duda Gonçalves
Publicado em 15 de julho de 2021 | 16:31
 
 
 
normal

Monitorado pelo Atlético, o atacante Ademir, de 26 anos, foi um dos destaques do América na última temporada na disputa da Série B e Copa do Brasil. Esse ano, porém, fora das quatro linhas, esteve envolvido em problemas e em campo não vive sua melhor fase.

No início deste ano, era o titular absoluto no ataque do América com Lisca, apesar de não demonstrar o mesmo futebol do ano passado, como o treinador chegou a citar em entrevista coletiva. “O Ademir sempre foi muito marcado, mas é notório que nesse retorno (da temporada) ele caiu muito. Já é o quarto jogo que a gente faz e ele não consegue repetir as atuações do ano passado”, disse o ex-técnico após o jogo contra a Caldense, pelo Estadual, em março.

Foi justamente neste mês que o Palmeiras demonstrou interesse pelo atacante e ocorreu o imbróglio envolvendo Ademir, o Coelho e o Verdão. O América se preparava para enfrentar o Treze-PB, pela Copa do Brasil, quando o atacante se recusou a deixar o hotel da delegação, em Campina Grande. O jogador chegou a se posicionar um tempo depois e afirmar que havia sido informado que a diretoria americana havia aceitado a proposta do clube paulista e iriam negociá-lo.

Fato é que as negociações não avançaram e Ademir seguiu no clube. Lisca, na tentativa de amenizar a situação, fez mea culpa e disse que era sua a responsabilidade pelo episódio envolvendo o jogador. Porém, a esta altura o atacante já havia perdido a posição no time para Bruno Nazário.

No primeiro jogo da semifinal do Mineiro contra o Cruzeiro, foi acionado no segundo tempo, fez gol e deu assistência. Ganhou voto de confiança do treinador e no segundo jogo contra o Atlético, na final do campeonato, foi titular. Mas seguiu sem desequilibrar.

Quando finalmente conseguiu se firmar novamente entre os onze iniciais, já no Campeonato Brasileiro, Ademir sofreu uma lesão na parte posterior da coxa direita, no jogo contra o Palmeiras, pela 5ª rodada da competição. Está no departamento médico há 23 dias. O jogador havia realizado quatro jogos como titular na Série A, contra Athletico-PR, Flamengo, Cuiabá e Palmeiras, e não balançou as redes em nenhum.

Nesta temporada, inclusive, o jogador tem apenas dois gols marcados (contra Cruzeiro e Criciúma) em 18 jogos - média de 0,1 gol por jogo, além de duas assistências. No Brasileirão, de acordo com o aplicativo de estatísticas Sofascore, possui média de 2 finalizações por jogo e 0,8 chutes no gol. Além disso, criou apenas 3 grandes chances e tem aproveitamento de 6% em cruzamentos. Em contrapartida, tem 68% de aproveitamento em dribles. 

Estatísticas de Ademir no Brasileirão 2021 (números do Footstats)

Assistências - 0 

Cruzamentos certos - 3

Cruzamentos errados - 15

Desarmes - 5

Dribles - 25

Faltas cometidas - 3

Faltas recebidas - 19

Finalizações certas - 4

Finalizações erradas - 6

Gols - 0

Interceptações - 0

Lançamentos certos - 3

Lançamentos errados - 0

Passes certos - 50

Passes errados - 9

Perda de posse - 13

Números de Ademir na última temporada

Na última temporada Ademir foi o vice-artilheiro do time com 14 gols marcados pelo América e deu três assistências, em 50 jogos disputados. O jogador possui contrato em definitivo até o fim deste ano, e já pode assinar um pré-contrato.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!