O Atlético tem mais um time brasileiro pela frente na Copa Libertadores 2022. Nesta quarta-feira (3), a equipe inicia as quartas de final do torneio diante do Palmeiras, às 21h30, no Mineirão. Para chegar a esta fase do torneio continental, o Galo desbancou outro brasileiro, um colombiano e dois equatorianos.
Leia mais: Cuca x Abel: técnicos protagonistas na Libertadores se reencontram no Mineirão
No sorteio dos grupos, realizado no fim de março, o Atlético foi cabeça de chave do grupo D ao lado de América, Tolima-COL e Independiente Del Valle-EQU. Terminou a primeira fase na liderança do grupo com 11 pontos, após conquistar três vitórias, dois empates e a apenas uma derrota. Nas oitavas, empatou uma e venceu a outra.
Contra o América, o Galo empatou o primeiro jogo, no Mineirão, e venceu o segundo, na Arena Independência. Na partida disputada no Gigante da Pampulha, o Atlético conseguiu a igualdade já no finalzinho, com um gol de Ademir, que estava em posição de impedimento. Sem a tecnologia do VAR na fase de grupos, o gol foi validado pela arbitragem de campo e a partida terminou em 1 a 1.
O Tolima-COL foi o único adversário que conseguiu derrotar o Galo nesta Libertadores. Na primeira partida, o time alvinegro venceu os colombianos jogando em Ibagué, por 2 a 0. Já classificado às oitavas, o Atlético recebeu o Tolima no Mineirão e perdeu por 2 a 1. Com o resultado, a equipe visitante conseguiu avançar à próxima fase.
Leia mais: Galo perde para o Tolima no Mineirão e encerra série invicta na Libertadores
Contra o Independiente Del Valle-EQU o Galo conseguiu um empate, fora de casa, e uma vitória como mandante. Pela segunda rodada da fase de grupos, o Atlético, comandado por Antonio Turco Mohamed, empatou por 1 a 1. Depois, no Mineirão, venceu por 3 a 1 e confirmou a classificação.
Já nas oitavas de final o Galo pegou o Emelec-EQU. No jogo de ida, o Atlético saiu do Equador com um empate por 1 a 1 e levou a decisão a Belo Horizonte, por ter feito melhor campanha. Jogando no Mineirão, a equipe se classificou às quartas com um placar magro, mas suficiente. Bateu o Emelec por 1 a 0, com gol de Hulk, de pênalti.