"O futebol cobra"

Dudamel explica saída de Nathan e pede paciência ao torcedor do Galo

Treinador venezuelano disse que o volante está voltando de um tempo de inatividade e ainda buscando sua melhor forma física

Por Josias Pereira
Publicado em 16 de fevereiro de 2020 | 20:27
 
 
 
normal

Uma das alterações propostas por Rafael Dudamel durante a derrota do Galo para a Caldense por 2 a 1 neste domingo, em pleno Mineirão, deixou a torcida alvinegra contrariada. Na segunda etapa, pouco tempo após o gol de empate marcado por Igor Rabello, o venezuelano sacou Nathan, que vinha bem no confronto e mandou a campo Di Santo, trabalhando com um esquema de dois centroavantes, uma vez que Ricardo Oliveira já estava em campo. Imediatamente a torcida retrucou e alguns gritos de “burro” foram ouvidos no Mineirão.

Após a partida, Dudamel explicou o motivo que o levou a fazer a alteração. Nathan ainda ano teria condições físicas para poder atuar por mais tempo e a alteração já estava programada.

“Estava planificada desta forma. Nathan está voltando de um tempo de inatividade, fisicamente alcançando sua melhor forma física e começou a jogar agora, igual Otero e Savarino. O ideal era ter os atletas desde o primeiro dia para colocá-los em forma, mas não ocorreu conosco. Gostaria de tirar Nathan porque poderia lesionar. Tenho que pensar na equipe e não no jogador. Hoje, perdemos e as substituição não foram boas. Se tivéssemos vencido, a entrada dos atacantes seria correta. Hoje, fizemos o que estava planificado. Os jogadores vão alcançado sua melhor forma para jogar 90 minutos. Jogamos com dois centroavantes para igualar a bola parada e dar descanso ao Nathan”, explicou o técnico.

Apesar da derrota, Dudamel destacou o melhor rendimento apresentado pelo time em relação ao que aconteceu em Campina Grande, quando o Galo não finalizou uma bola sequer em direção ao gol. Contra a Veterana, o time finalizou 30 vezes, sendo 10 no gol. O Galo ainda teve duas caras novas em campo: o lateral-esquerdo Arana e o meia venezuelano Savarino.

“O resultado não agrada. Porém, quantas opções de gol tivemos hoje? Foram 30. A derrota não agrada, mas a equipe jogou melhor que em Campina Grande. Quando não jogamos bem, é aceitável. Mas hoje produzimos muito. Se tivéssemos ganhado, a história era outra. O futebol cobra. Coletivamente, tivemos a sensação de que a equipe deu um passo à frente. Escalei Otero, Savarino, Nathan, Arana vai melhorando. Peço apoio e força ao torcedor. Queremos ganhar. Mas uma equipe não se constrói de hoje para amanhã”, ressaltou o venezuelano.

Ainda de acordo com o comandante, a derrota deste domingo serviu para trazer clareza sobre determinadas situações dentro do clube.

“Hoje perdeu o Atlético. Todos os meus jogadores são muito profissionais. As pessoas o julgaram e se esqueceram do ser humano. Demos demonstrações de crescimento. O que aconteceu hoje me serve para ver as caras, para saber quem está com o Atlético, para saber quem o acompanha", ponderou.

"Quando a equipe ganha, todo mundo está feliz e todo mundo entra nos vestiário e todo mundo quer fotos e camisas dos jogadores. Nos triunfos, todo mundo desfruta. Na derrota, na adversidade, há que colocar o caráter, a personalidade e o peso para assumir responsabilidades. Nem todo mundo está capacitado e disposto a fazê-lo. Hoje, no vestiário, só estavam jogadores, corpo técnico e dirigentes. O que mais pedimos é sinceridade e união para conquistar grandes louros. A adversidade é para fortalecer a equipe. Vamos olhar uns aos outros com sinceridade. Temos que conhecer quem pode e quer seguir adiante", concluiu Dudamel.

O Galo volta a campo na próxima quinta-feira, quando encara o Unión, da Argentina, no Independência, às 21h30. Para avançar diretamente, o time precisa de uma vitória por quatro gols de diferença. Um novo 3 a 0, só que para o Galo, leva a decisão da vaga para a disputa dos pênaltis.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!