Relatório financeiro

'Fui surpreendido', diz presidente do conselho do Galo após vazamento de balanço

Ao ser comunicado por colegas conselheiros dos dados vazados, Castellar Guimarães Filho tentou obter o documento completo com o departamento financeiro, mas ainda não teve resposta

Por Thiago Nogueira
Publicado em 29 de maio de 2020 | 17:37
 
 
 
normal

O vazamento do demonstrativo financeiro do Atlético, de 2019, divulgado nesta quinta-feira (28) pelo site Globoesporte.com, surpreendeu o presidente do conselho deliberativo alvinegro, Castellar Guimarães Filho. Normalmente, o documento fiscal é distribuído aos conselheiros com certa antecedência para a posterior aprovação em votação pela Casa. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a reunião ordinária precisou ser adiada. O balanço que, por lei, deveria ter sido publicado até 30 de abril, também atrasou.

O Super.FC conversou com Castellar, que estranhou a conduta. "O caminho natural é encaminhar para o conselho fiscal, mas, tradicionalmente, (o documento) passa pelo conselho deliberativo, e o presidente o encaminha para o conselho fiscal. Eu fui surpreendido. Já vinha trocando correspondências e cobrando agilidade nisso. Os conselheiros estão curiosos, estão querendo votar, o conselho fiscal já pediu reuniões virtuais", destacou.

Logo que soube da divulgação parcial dos dados por meio da imprensa, Castellar tentou contato com o diretor de finanças e orçamento, Paulo Braz, mas não teve sucesso. "Fui surpreendido com as redes sociais, com matérias sobre o balanço, inclusive com opiniões, que precisam de um exame mais cauteloso, mais completo. Tentei falar com o Paulo Braz, que é o diretor financeiro, mandei Whatsapp e nada, não tem resposta. Estou achando, a princípio, uma descortesia, estou estranhando esse comportamento. Sou presidente do conselho deliberativo, e esses números estão divulgados já em redes sociais, e não tive acesso aos documentos", ponderou.

O presidente do conselho ainda não tem informações sobre como o documento vazou. "Não posso te afirmar onde houve o vazamento, pelo conselho deliberativo não passou. Eu fiquei sabendo através de uma mensagem que recebi, que acredito que era de um repórter. Me achei na obrigação de buscar conhecer (o documento), não fui atendido e não pude responder ninguém. Embora já divulgado em rede social, o presidente do conselho não tem conhecimento", ressaltou.

Castellar disse que já tinha conversado com presidente Sérgio Sette Câmara para saber quando o balanço ficaria pronto. "Eu já tinha conversado anteriormente com ele, e o presidente do conselho fiscal me disse que, no decorrer desta semana, teriam dois assessores, tanto o diretor financeiro quanto o CEO do Atlético, à disposição para as explicações necessárias sobre o balanço. Nada além disso. E estou esperando. Agora fui surpreendido, e o balanço foi praticamente todo divulgado, está público, e ainda não tive acesso, o que tem me causado estranheza, essa prática não é comum", alegou.

O vazamento do balanço financeiro também surpreendeu Sette Câmara. "Desde que assumi, o objetivo é organizar e enfrentar os desafios do passado para um grande futuro do Galo. Vazaram uma parte do balanço, que foi amplamente divulgada com uma interpretação equivocada. Pergunto: a quem interessa?", publicou o dirigente, no Twitter, nesta sexta-feira (29).

Em "Carta Aberta aos Conselheiros, Torcedores, Patrocinadores e Público em Geral", publicada nesta tarde em seu site oficial, o Atlético faz explicações sobre a dívida do clube, mas não traz o documento na íntegra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!