Estádio

Instituto Galo, creche, UBS, passarela: veja novas imagens da Arena MRV

Na última sexta-feira, Conselho de Meio Ambiente da PBH aprovou licença prévia para o Atlético construir estádio próprio no bairro Califórnia

Por Frederico Ribeiro e Thiago Nogueira
Publicado em 16 de abril de 2019 | 14:17
 
 
 
normal

 Na última sexta-feira, o Conselho Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte (Comam), votou de forma unânime para a provação da licença prévia do empreendimento Arena Multiuso, da MRV Engenharia. Era uma vitória para a Arena MRV, projeto de estádio próprio do Atlético. Na votação, a casa do Galo foi apresentada com imagens que ilustram a ideia do estádio.

Além do palco para jogos em si, é destacado a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma crechê na região da Esplanada do terreno da Arena MRV, localizado no Bairro Califórnia, às margens da Via Expressa. Além disso, o Atlético criará um órgão de cunho social chamado "Instituto Galo", ação que reforça o caráter de interesse social do empreendimento. 

O Instituto terá poder de gerir o uso da esplanada para ações extra-futebol. Sempre no intuito de fomentar o interesse social do empreendimento. Os grandes shows, por exemplo, serão de exclusividade de área interna da arena, com um sistema acústico específico tendo camadas de isolantes e telhas perfuradas para melhorar a acústica e proteger a saída do som. Não terão shows na esplanada. O palco de grandes shows está sempre ao Norte, virado para o Sul. Se tiver uma vazão de som, ela vai para a Via Expressa.

O projeto desenhado passou por várias remodelações desde que foi aprovado pelo conselho deliberativo do Atlético, há mais de 18 meses. Na última versão, apresentada na Comam, é possível perceber algumas mudanças. Há, por exemplo, a instalação de passarela na Via Expressa, em formato expiral, além da já anunciada "queda" do edifício garagem na esplanada. 

Na apresentação de 15 páginas é destacado também que o estádio terá capacidade de 46 mil lugares, podendo receber show e apresentações culturiais de pequeno, médio e grande porte. A área total a ser construída é de 114.656.99 m², sendo que 35% será de ocupação da arena, 30% da esplanada, 23% de área verde preservada e 12% de "jardins sobre terreno natural e acessos pavimentados".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!