Análise

Sem sofrer, Galo joga com o regulamento e melhora drama recente

Atlético tem menos de 27% de posse de bola e acerta três de seus quatro chutes a gol

Por Gabriel Pazini
Publicado em 27 de agosto de 2019 | 23:50
 
 
 
normal

O velho clichê 'jogou com o regulamento embaixo do braço' se aplica ao Atlético no duelo desta noite com o La Equidad-COL, pelo embate de volta das quartas de final da Copa Sul-americana, no Estádio El Campín, em Bogotá.

Com a vantagem do empate após a vitória por 2 a 1 no Independência, o Galo entregou a bola para o limitado adversário, fez uma boa marcação e apostou nos contra-ataques. O rival, sem qualidade técnica, não soube o que fazer com a pelota, teve muitas dificuldades para furar o bloqueio alvinegro e raramente ameaçou o time mineiro e o goleiro Cleiton. A estratégia atleticana deu certo.

Em uma partida tecnicamente muito fraca, o La Equidad teve a posse durante 73,7% do tempo, mas finalizou apenas 13 vezes ao longo dos 90 minutos de jogo, sendo somente três no alvo. Já o Atlético, mesmo com menos de 27% de posse, arrematou em oito oportunidades e, ao contrário das últimas partidas, quando foi sofrível nessa estatística e deixou escapar pontos importantes no Brasileiro, teve ótimo aproveitamento. Se no duelo de ida, no Horto, a equipe de Rodrigo Santana finalizou mais de 20 vezes e só marcou dois gols, na Colômbia foram quatro chutes ao alvo e três bolas nas redes.

Mais uma vez, o treinador alvinegro armou sua equipe com competência e inteligência. Tirando no começo do segundo tempo, quando os colombianos empataram, o Atlético não foi ameaçado nem se assustou. Ainda assim, rapidamente voltou a ficar em vantagem com o gol de Chará e fechou a conta com um belo gol de Elias, em nova boa atuação, após linda jogada coletiva e troca de passes atleticana.

Com a vitória por 3 a 1, o Galo garantiu o avanço às semifinais da Copa Sul-americana. O adversário será o Colón-ARG. A Conmebol marcou as datas da próxima fase da competição para 18 e 19 de setembro (duelos de ida) e 25 e 26 (embates de volta). O Atlético decidirá o confronto em casa, no Mineirão, uma vez que no próximo estágio do torneio, estádios com capacidade inferior a 30 mil espectadores (caso do Independência) não são permitidos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!