Raio X

Com fase classificatória chegando ao fim, rumos do Mineiro vão sendo definidos

Site Probabilidades no Futebol da UFMG aponta chances de classificação e riscos de queda a três rodadas para o encerramento da primeira etapa da competição

Por Rodrigo Rodrigues
Publicado em 10 de abril de 2021 | 08:00
 
 
 
normal

A três rodadas para o fim da fase classificatória do Campeonato Mineiro, algumas situações já vão sendo encaminhadas. Tanto para a disputa pelo título quanto em relação à luta contra o rebaixamento. Todas as partidas da nona rodada serão disputadas no próximo domingo (11) e os rumos do Estadual podem ficar ainda mais traçados.

A competição é liderada pelo Atlético, com 21 pontos, sete vitórias e uma derrota. Segundo o site Probabilidades no Futebol, do departamento de Matemática da UFMG, o Galo já está 100% garantido nas semifinais.

O América, em segundo, com 16, tem 94,7% de possibilidade de disputar a próxima fase. Até o momento, o Coelho soma cinco vitórias, um empate e duas derrotas.

Com 14 pontos, o Cruzeiro vem logo atrás, com 72,6% com a vaga assegurada no primeiro mata-mata. A Raposa conseguiu vencer quatro duelos, empatou dois e foi superado em outros dois.

A URT fecha o G-4 do Estadual. O time de Patos de Minas tem uma campanha curiosa. Ou perde ou ganha. Se deu bem em quatro embates e sofreu quatro reveses. Conquistou 12 pontos e tem 43,4% de chance de avançar.

Na sequência da tabela vêm: Tombense (5º/25,7%), Caldense (6º/22,9%), Pouso Alegre (7º/17,3%), Uberlândia (8º/12,2%), Patrocinense (9º/6,9%), Athletic (10º/4,1%), Boa Esporte (11º/0,19%) e Coimbra (12º/0,008)

Luta contra a queda

Na outra ponta da classificação, o foco está em se safar da degola. Duas equipes caem ao Módulo II e, no momento, as vagas estariam reservadas a Boa Esporte e Coimbra.

Otime de Varginha ocupa a lanterna do Mineiro, com apenas quatro pontos. Foram cinco derrotas, um empate e apenas um triunfo. O desempenho ruim coloca a Coruja com 84,1% de probabilidade de ser rebaixado. No entanto, a equipe tem um jogo a menos da oitava rodada, que será disputado na próxima quarta-feira (14), contra o Tombense.

O companheiro do Boa no Z-4 é o Coimbra, 11º colocado, com cinco pontos. Foram cinco derrotas, dois empates e uma vitória. Com isso, a equipe de Contagem está com 80,1% de possibilidade de cair.

Os outros times ainda com chances de queda, embora menores, são: Patrocinense (10º/10%), Athletic (9º/13,6%), Tombense (8º/1,8%) Uberlândia (7º/6,9%), Caldense (6º/2,4%), Pouso Alegre (5º/1%) e URT (4º/0,14%).

Confira os jogos da nona rodada do Mineiro

Domingo

10h

Uberlândia x Athletic - Parque do Sabiá (Uberlândia)

15h30

Patrocinense x Pouso Alegre - Pedro Alves Nascimento (Patrocínio)

16h

Cruzeiro x Atlético – Mineirão (Belo Horizonte)

URT X Boa Esporte - Zama Maciel (Patos de Minas)

17h30

Coimbra x Caldense – Independência (Belo Horizonte)

18h15

Tombense x América  – Almeidão (Tombos)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!