Em pauta

Cruzeiro: conselheiros vão tirar dúvidas sobre SAF e percentual pode ser mudado

Potenciais investidores estariam interessados em adquirir um percentual maior do que os 49% da administração do Cruzeiro

Por Josias Pereira
Publicado em 29 de novembro de 2021 | 13:36
 
 
 
normal

Nesta segunda-feira (29), conselheiros beneméritos, natos e efetivos do Cruzeiro com direito a voto, vão se reunir, às 19h, no Barro Preto, para um bate-papo com a presidência do Cruzeiro e as empresas envolvidas no projeto de SAF do clube, XP Investimentos, Alvarez e Marsal e Ernst & Young para sanar dúvidas em relação ao projeto de clube-empresa. Em contato com a reportagem, Nagib Simões, presidente do conselho cruzeirense deu o seu parecer sobre o encontro. 

"Vamos fazer um bate-papo para tirar as várias dúvidas que o conselho possui sobre a SAF. Na quinta nós tivemos um problema para o envio deste convite, mas hoje nós disparamos este pedido para todos. Essa não é uma reunião. É para tirarmos dúvidas. Estarão lá todas as pessoas envolvidas neste projeto e ele nos apresentarão todos os detalhes que podem ser conhecidos, porque existem situações sigilosas, mas o que pode ser falado, eles vão nos passar", declarou Nagib. 

Alguns tópicos serão colocados em pauta, como a responsabilidade de um possível investidor e o período de cessão do futebol à sua administração, além de eventuais situações, como uma hipotética venda em caso de saída deste dono. O Cruzeiro, por exemplo, seria o primeiro a ter direito de compra neste sentido. 

Outa situação que será discutida é o aumento do porcentual de venda do futebol do Cruzeiro. Em apuração, o Super.FC verificou que os agentes envolvidos na negociação vêm encontrando certas dificuldades, tendo em vista este fator e o desejo de potenciais investidores terem uma fatia maior da administração. Por estatuto, um investidor pode adquirir apenas 49% do Cruzeiro, enquanto os outros 51% seguirão de posse da Raposa. Este dono teria o controle do futebol celeste, enquanto as sedes sociais seguirão com o Cruzeiro.

Os conselheiros ouvirão nesta segunda-feira (29), as explicações das empresas, especialmeente a XP Investimentos, para a possibilidade de uma mudança neste percentual. Com isso, seria necessário a convocação de uma reunião extraordinária do conselho para mudar o estatuto do Cruzeiro. Nagib Simões, presidente do conselho, comentou sobre a possibilidade. 

"Vamos ouvir o que eles têm a nos dizer sobre o tema. É algo que será levantado por eles e nos passado para verificarmos como está o andamento deste processo. Uma mudança no estatuto vai requerer uma mobilização", finalizou Nagib. 

A SAF

Após o jogo contra o Náutico, o último na temporada, Sérgio Santos Rodrigues declarou aos jornalistas que o Cruzeiro deverá já ter os documentos acertados para a criação da SAF nesta semana, iniciando o processo de transição e sendo pioneiro no Brasil. Nesta segunda-feira (29), a diretoria celeste já estava totalmente voltada para a obtenção e entrega de documentos visando esta mudança. 

"Deve ser semana que vem, está caminhando para ser aquele projeto da primeira SAF do Brasil. Se Deus quiser", disse o dirigente, que confia em um investidor já no primeiro semestre. 

"O dinheiro entrar pela SAF é uma coisa, o do transfer ban é outra coisa. Contamos com esse dinheiro do investidor para o primeiro semestre do ano que vem. Acredito que vai chegar diante de tudo que está acontecendo", acrescentou Sérgio Santos Rodrigues. 

Enquanto essa figura, o dono do futebol do Cruzeiro, não chega, o presidente destacou que vai continuar gerindo o clube como vem fazendo, captando recursos e trabalhando para encontrar soluções em meio às dificuldades já conhecidas da Raposa. 

"Como a gente tocou até agora. Quando a gente chegou ninguém acreditava que nós estaríamos onde estamos. Acho que R$ 50 milhões no mínimo de Fifa pago, fora os outros. É  continuar trabalhando, acreditando. E é o que eu sempre falo, igual a torcida fez hoje, é nunca desistir do Cruzeiro. Eu não vou. Tranquilo nunca, porque o lugar do Cruzeiro é disputando títulos, sempre, sempre. Tranquilo eu nunca vou estar enquanto o Cruzeiro não estiver disputando título de novo, Copa do Brasil, Brasileiro Série A, então eu nunca vou estar tranquilo porque eu sou torcedor de arquibancada, então eu sinto o que o torcedor sente. Tranquilo eu não vou estar nunca, mas vou continuar trabalhando sempre para que isso aconteça e eu garanto que vai acontecer", finalizou Sérgio Santos Rodrigues. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!