Ajuda fundamental

Cruzeiro: Luxa exalta apoio de mecenas contra o pior e avalia reformulação

Comandante ressaltou, no entanto, que o grupo esteve comprometido desde a sua chegada e que ele não poderia exigir mais empenho do que apresentaram

Por Josias Pereira
Publicado em 25 de novembro de 2021 | 15:51
 
 
 
normal

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi claro sobre o desempenho do time nesta temporada da Série B. O objetivo do acesso não foi concluído. Faltaram detalhes. Faltou um time para ser decisivo quando as decisões se apresentaram. E a situação podetia ter sido bem pior se o clube não tivesse contado com a ajuda do empresário Pedro Lourenço, proprietário dos Supermercados BH, principal patrocinador do clube. 

Em entrevista ao Super.FC, o técnico salientou o apoio fundamental de Pedrinho, responsável por ao menos trazer tranquilidade aos trabalhos na Toca, não apenas aos atletas, mas também aos funcionários. 

"A importância do Pedrinho está demonstrada nas ações dele com o Cruzeiro. Eu não sou obrigado a usar Supermercados BH, mas está aqui, na minha camisa. Eu acho importante usar Supermercados BH pela visibilidade que eu tenho e pela importância dele (Pedrinho) dentro do clube. Comigo, quando cheguei aqui, ele colocou os salários em dia e ficou tudo sossegado. O ambiente mudou. Foi por causa de mim? Não. Foi a minha chegada, mas com o Pedrinho ajudando a diretoria do Cruzeiro a colocar as coisas em ordem, os funcionários estarem com seu pagamento em dia para poder pagar o colégio das crianças, poder colocar comida em casa, poder pagar a luz, as coisas básicas né, poder comprar gás. Isso é fundamental. Chegar em casa  e não ter nada? Não pode!", declarou o professor, destacando ainda que o apoio de Pedrinho foi o que fez o Cruzeiro, em alguns momentos, vislumbrar a possibilidade de ingressar na rota do acesso. O resultado positivo, infelizmente não aconteceu.  

"Criou-se um ambiente sadio para poder trabalhar. O Pedrinho é fundamental para o Cruzeiro. Não dá para dissociar Cruzeiro do Pedrinho. Estão ligadíssimos. Eu só tenho que a agradecer a ele, sou amigo dele pessoalmente, mas o que ele fez para nós foi fundamental para que nós tivéssemos momentos na competição que achávamos que poderíamos ter avançado, mas não conseguimos avançar porque ficou faltando. E aí mantivemos o time na segunda divisão, que não é um feito, mas uma obrigação. É muito pouco, mas foi graças ao Pedrinho ter colocado um ambiente mais propício para poder trabalhar, os jogadores poderem trabalhar mais satisfeitos. Mas não conseguimos porque ficou faltando realmente resolver nos jogos decisivos. Se não conseguimos resolver é porque não tínhamos equipe para poder resolver, então não tem que ficar maquiando, esta é a grande verdade", completou Luxa ao Super.FC

Não foi desta vez que o Cruzeiro retornou à elite. Mas Luxemburgo também não deixou de valorizar o esforço do grupo, que saiu da penúltima posição e mostrou capacidade de reação e de almejar novos objetivos em algumas partidas sob o seu comando. O treinador, devido ao impedimento de registro de atletas, não pode contratar nenhum atleta de sua preferência. Todavia, conseguiu encontrar formas de fazer o time render. Em 2022, ele espera um comprometimento ainda maior de quem permanecer ou chegar à Toca da Raposa. 

"Esse grupo estava comprometido. Eu não posso falar nada desse grupo aqui. Absolutamente nada. Eles foram profissionais demais comigo, se comprometeram, foram para o trabalho. Nós saímos da 19ª posição, tivemos momentos que poderíamos entrar no grupo dos cinco, seis, mas não conseguimos. Isso não quer dizer que eles não tenham se comprometido. Pelo contrário, eles se comprometeram com a gente, porque aí seria uma covardia minha falar de um grupo que trabalhou bastante para conseguir o objetivo. Não conseguimos, faz parte do futebol. E ano que vem é um grupo que vai ser montado comigo e a comissão técnica, as pessoas que vão estar aqui. Será um grupo que vamos direcionar. O jogador sabendo que vem para cá, sabe que tem um compromisso grande com uma camisa pesada e com a responsabilidade de não deixar o Cruzeiro pelo terceiro ano na segunda divisão e, sim, aspirar, ascender, no caso, à primeira divisão", declarou o professor. 

A reformulação no elenco

Atualmente 13 jogadores que estão no grupo celeste poderão fazer seu último jogo pelo Cruzeiro nesta noite de quinta-feira (25). Nomes como o zagueiro Rodolpho, o meia Giovanni e o atacante Wellington Nem. O técnico Vanderlei Luxemburgo não quis antecipar a lista de dispensa que está sendo preparada por achar que a saída de um profissional do clube não significa demérito. Mas, sim, uma nova oportunidade. De qualquer forma, decisões serão tomadas. 

"Se eu falar que vou mandar um jogador embora ou dispensado, o jornalista mesmo que fala que o fulano foi dispensado do Cruzeiro, depois vai falar que fulano foi reforço em outra equipe. Contrataram fulano de reforço, mas foi o mesmo dispensado aqui, mandado embora. Isso não bate na minha cabeça. Se você não consegue espaço em sua empresa, na Super, uma empresa que está chegando forte no mercado, você vai para um outro lado, não quer dizer que você não tenha qualidade profissional. Você vai buscar o teu espaço. Então eu não gosto muito de falar de dispensa. Não deu certo aqui, vai dar certo em outro lugar", finalizou o treinador.  

A temporada ainda não acabou, mas o Cruzeiro já tem seu primeiro reforço para 2022. Nesta quinta-feira (25), o zagueiro Maicon Roque, ex-São Paulo e Porto, formado na base celeste, se reuniu com representantes do Cruzeiro para fechar os últimos detalhes do acerto contratual por duas temporadas. O clube não confirma oficialmente a chegada, mas agora o anúncio está apenas pelo pagamento dos R$ 13 milhões à Fifa para o fim do transfer ban, o impedimento de registro de atletas. Outros nomes estão no radar celeste, como é o caso do atacante argentino Cano, do Vasco. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!