Em jogo-treino realizado na Toca da Raposa II na manhã desta segunda-feira, o Cruzeiro foi derrotado pelo América por 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Rafael Bilu e Marcelo Toscano. A Raposa descontou com Raniel, de pênalti, na segunda etapa, quando o placar já apontava 2 a 0 para o Coelho.
O Cruzeiro atuou no primeiro tempo com sua formação titular, com as ausências de Pedro Rocha e Rodriguinho, que fizeram trabalhos em separado. Apesar disso, o time não conseguiu desenvolver muitas jogadas e teve apenas uma finalização concreta, oportunidade com o atacante Fred. O América abriu o placar logo no início, com Bilu, mandando no ângulo de Fábio.
O Cruzeiro iniciou a partida com a seguinte formação: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Jadson, Robinho, Thiago Neves, Marquinhos Gabriel e Fred. Nesse desenho tático, Robinho teve uma atuação destacada no início do compromisso, caindo como um meia mais centralizado, só que não demorou muito para que ele voltasse a atuar caindo pela direita. Em tese, o time não demonstrou nenhuma evolução em relação aos jogos pré-Copa América, apresentando muitas deficiências na troca de passes e pouquíssimas jogadas agudas.
Foram três chances no primeiro tempo, dois chutes de Egídio e uma finalização de Fred, mas nada que incomodassse o goleiro Thiago. Thiago Neves chegou a jogar com mais liberdade, aparecendo mais à frente como um atacante ao lado de Fred, mas a mexida também não deu muito certo, com o jogador sumido em parte do primeiro tempo. Jadson teve uma movimentação também destacada, até sendo mais adiantado para organizar essa transição, mas o Cruzeiro parecia ter um buraco no meio-campo. Uma segunda pouco iluminada. Muito pouco para um time que já vem treinando há uma semana.
O América, por sua vez, teve chances mais claras, apesar de pecar muito na transição entre defesa e ataque. Era percpetível a lentidão. Todavia, a defesa se postou bem frente a um Cruzeiro sem inspiração. O time entrou em campo na primeira etapa com os seguintes jogadores: Thiago; Diego Ferreira, Paulão, Lima e João Paulo; Luiz Fernando, Willian Maranhão, Michel Bastos e Rafael Bilu; Jonathas Belusso e Felipe Azevedo.
O segundo tempo
Após 50 minutos com o time titular e sem conseguir balançar as redes do América, o Cruzeiro voltou para a segunda etapa completamente modificado. Fábio; Weverton, Cacá, Fabrício Bruno e Dodô; Adriano, Ederson, Ariel Cabral, David, Raniel e Sassá formaram o time. O time teve até algumas oportunidades, mas continuava com pouca pressão na saída de bola do Coelho, tanto que o goleiro Fábio era o atleta mais ativo, cobrando muito dos atletas. Só que quem chegou ao gol foi o América, com Marcelo Toscano, que marcou apenas um gol em um jogo oficial na temporada.
O América foi para os 50 minutos finais com Jori; Leandro Silva, Ricardo Silva, Pedrão e Sávio; Sabino. Matheusinho, Geovanne e Toscano; Berola e Ademir. A Raposa só conseguiu diminuir com Raniel, de pênalti, mas o placar terminou em vitória americana por 2 a 1. O jovem meia Maurício entrou no segundo tempo na vaga de Sassá, mas o Cruzeiro não conseguiu empatar.