Na hora certa

Cruzeiro se cerca de cuidados para evitar 'queimar' jovens jogadores da base

Felipe Conceição quer aproveirar valores que podem render ao clube financeiramente e desportivamente, mas denro de um planejamento. Lucas Ventura é um deles

Por Josias Pereira
Publicado em 19 de abril de 2021 | 09:00
 
 
 
normal

Na derrota para o Pouso Alegre por 1 a 0 neste domingo (18), em jogo disputado no estádio Manduzão, no Sul de Minas, o técnico Felipe Conceição pode aproveitar o desenrolar da partida para promover a entrada de jovens jogadores no elenco estrelado. Stênio e Marco Antônio retornaram ao time e tiveram boa participação no segundo tempo, especialmente o jovem atacante, uma das peças alçadas no time principal no ano passado pelo técnico Enderson Moreira. 

Com a entrada desses jogadores, Felipe Conceição foi questionado sobre a possibilidade de utilização de outro nome da base celeste, mas de currículo mais rodado, o volante Lucas Ventura, que vem aguardando uma chance após empréstimos seguidos, o último deles ao Boa Esporte.

O técnico Felipe Conceição analisou a possibilidade, defendendo que a oportunidade para estes jovens nomes vai chegar no momento certo, dentro do entendimento e do planejamento da comissão técnica. A paciência é fundamental para evitar que estes jovens jogadores sejam ‘queimados’, indo a campo em momentos inoportunos. 

“A gente tem no elenco um bom número de jovens e a gente tem que ter cuidado para ir colocando, colocar na hora certa, no momento que o atleta estiver realmente preparado porque a gente entende a ansiedade de tudo, do time conseguir o acesso neste ano, de nós revelarmos jogadores, coisa que o Cruzeiro sempre fez em sua história. A gente tem trabalhado muito para isso, mas também sabemos o momento certo de cada um, dentro deste crescimento dele do dia a dia”, avaliou Felipe Conceição. 

“No momento certo, quando a gente achar que o atleta está preparado ou tem uma possibilidade como hoje, de você oportunizar atletas jovens, será feito. Tudo dentro de uma responsabilidade e dentro do entendimento do momento de cada um. Não adianta colocar por colocar, com o atleta desempenhando um mau papel, depois se queima e não consegue mais voltar para a equipe. O atleta jovem tem que ter paciência, consistência no trabalho do dia a dia para ele ir crescendo e na hora certa ser oportunizado”, acrescentou. 

A pergunta sobre Lucas Ventura, que ficou mais conhecido pela torcida como Nonoca, se dá muito em função da movimentação na volância estrelada, que nesse jogo contra o Pouso Alegre teve Matheus Neris mais uma vez buscando se ajustar na função, mas apresentando falhas. Lucas Ventura não é uma figura que desconhece a função de titular no Cruzeiro. Em 2017, ele atuou no time principal em nove oportunidades. No ano seguinte, o volante seguiu para o Sport.

Atualmente, o time titular do Cruzeiro conta com a presença do zagueiro Weverton, do lateral-esquerdo Matheus Pereira e do volante Adriano, todos eles oriundos da base. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!