Modelo

Cruzeiro tem Santa Cruz de 2015 como espelho por busca ao acesso

A 13 rodadas do fim da Série B, Cruzeiro precisa de dez vitórias para alcançar uma vaga entre os quatro primeiros colocados. Santa Cruz é espelho para os mineiros

Por Thiago Fernandes
Publicado em 20 de setembro de 2021 | 10:06
 
 
 
normal

O Cruzeiro tenta uma reação histórica na Série B do Campeonato Brasileiro para alcançar o acesso à elite ainda nesta temporada. Com a necessidade de vencer 10 dos 13 jogos restantes na competição, o time de Vanderlei Luxemburgo pode utilizar o trabalho feito pelo Santa Cruz em 2015 como uma inspiração para atingir a vaga na Série A de 2022.

A situação dos mineiros é mais desconfortável que a dos pernambucanos. Naquela época, o time do Recife teve dificuldades nos primeiros jogos. Em sete rodadas, a equipe conquistou apenas cinco pontos, encerrando aquele período na 18ª colocação e sendo tratada como postulante ao rebaixamento para a Série C.

Daí para frente, a equipe engatou uma boa sequência de vitórias e terminou o primeiro turno na oitava colocação, mais próximo do acesso, que viria a conseguir naquela temporada. O time obteve, em 13 partidas disputadas, oito vitórias, dois empates e três derrotas.

Os números talvez não sejam bons o suficiente para deixar o Cruzeiro no G-4 da Série B, mas colocariam o time mais próximo do grupo.

Hoje, os mineiros ocupam a 13ª colocação do torneio, com 31 pontos conquistados em 25 jogos. São dez de diferença para o CRB, que ainda entra em campo pela 25ª rodada. A conta de dez vitórias em 13 partidas restantes é feita baseada nos números obtidos pelo Cuiabá, quarto colocado da temporada passada com 61 pontos.

De acordo com o departamento de matemática da UFMG, o Cruzeiro tem 0,85% de chances de assegurar o acesso em 2021. O time de Vanderlei Luxemburgo praticamente garantiria a vaga entre os quatro primeiros colocados com 60 pontos. O mesmo departamento diz que há 73,3% de chances de alcançar a vaga com essa pontuação.

Depois de uma arrancada história, o Santa Cruz garantiu a promoção à primeira divisão com 67 pontos ao fim de 2015. Foram 20 vitórias, sete empates e 11 derrotas. O time foi o vice-campeão do torneio, atrás do Botafogo, que garantiu o título com 72 pontos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!