Josias Pereira
@josiaspereira
08/08/20
07h30

Início de jornada

Cruzeiro x Botafogo-SP: prováveis times, horário, curiosidades e transmissão

Raposa faz sua estreia na Série B buscando redenção após queda traumática em 2019; primeiro passo será contra paulistas, no Mineirão

Raposa encara Botafogo-SP em duelo que abre caminhada na Série B — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Josias Pereira | @josiaspereira
08/08/20 - 07h30

A jornada por redenção do Cruzeiro começa hoje, às 19h, no Mineirão, contra o Botafogo. Em termos de Campeonato Brasileiro, a última vitória que o torcedor celeste celebrou foi no dia 31 de outubro do ano passado, quando a Raposa superou o Botafogo por 2 a 0, no estádio Nilton Santos, pela 29ª rodada  da Série A. A história depois daquele confronto todos já conhecem. Um declínio avassalador até a confirmação do descenso. Agora a realidade da Raposa é a Série B. Remoer o passado não interessa mais ao time celeste. Olhar para o futuro é necessário. E para vislumbrar dias melhores, a Raposa precisa atravessar o tortuoso caminho da segunda divisão. 

Os primeiros obstáculos já se iniciaram há alguns meses, mesmo sem a bola rolar. São menos seis pontos nas costas e o objetivo de recuperar, logo de cara, a desvantagem em relação aos adversários. Dificuldades que o Cruzeiro absorveu como parte de suas penas pelos gestores que o dilaceram. Adversidades em uma competição que o time desconhece, mas terá que se habituar com peças que já passaram por lá, como o lateral-esquerdo Giovanni, campeão da Série B com o América de Enderson. 

"Às vezes as pessoas falam da Série B tirando um pouco o mérito das outras equipes, mas temos que ter total cuidado com todos. Todos possuem condições de nos vencer e a gente tem que entender isso. Temos que chegar e dar o nosso melhor ali dentro. A gente não vai ganhar de qualquer jeito, temos que estar muito espertos quanto a isso e saber que cada jogo é uma decisão, sabemos que temos que pontuar, já estamos com menos seis pontos infelizmente, porém temos totais condições de dar a volta por cima", avaliou o atleta.

Consciência de quem é um gigante, que não vai deixar de sê-lo, mas que precisará de toda a atenção em um território onde todos os times enxergarão a Raposa como alvo.  "Não podemos trazer esse peso (dos menos seis pontos) para dentro de campo porque temos que ter personalidade para jogar. É estar concentrado os 90 minutos, saber que não pode dar brecha. Esse é o exemplo da Série B que eu tenho, foi isso o que fizemos na época do América, não perdia ponto bobo e no final conquistamos o título", acrescentou Giovanni. 

Agora é à vera, como diziam os saudosistas. Enderson Moreira e seus comandados possuem a responsabilidade não só do acesso, mas também da retomada do futebol do Cruzeiro aos noticiários, sempre abarrotados com as situações jurídicas, financeiras e administrativas. O torcedor do Cruzeiro está ansioso para que o início dessa história signifique também que daqui para frente tudo será diferente.

Para ficar de olho

Existe muita expectativa em Marcelo Moreno, que ainda não foi às redes desde quando voltou para o Cruzeiro. Porém, um dos nomes que o torcedor deposita bastante esperança é o meia Régis, que teve boas atuações na retomada do futebol e deixou o seu gol na vitória sobre a Caldense por 1 a 0, na última rodada da fase de classificação do Mineiro. 

Já no Botafogo-SP,  o destaque fica por conta do meia Matheus Anjos e do atacante Wellington Tanque. A dupla foi extremamente essencial para o Pantera após a retomada do futebol. O meia deu três assistências para os três primeiros gols de Tanque com a camisa do Pantera, e ainda marcou um golaço, contra o Guarani. O técnico Claudinei Oliveira espera que esse entrosamento seja ainda mais afiado na Série B. 

Botafogo-SP 

Com uma melhora notável na reta final do Paulista e na disputa do Troféu do Interior, o Botafogo-SP conseguiu escapar do rebaixamento no Estadual e inicia o Brasileiro com as esperanças renovadas. O técnico Claudinei Oliveira deverá repetir a mesma equipe dos dois últimos jogos que disputou - a vitória sobre o Novorizontino por 2 a 0; e o empate com o Red Bull Bragantino, na semifinal do Troféu do Interior, por 1 a 1. O Pantera acabou eliminado pela equipe de Bragança nos pênaltis por 4 a 3. 

Curiosidades

Cruzeiro e Botafogo-SP se enfrentaram em cinco oportunidades na história. O time celeste triunfou em três partidas, enquanto o Botafogo-SP venceu um jogo e um empate foi registrado. A Raposa marcou 11 gols contra 6 da Pantera. 

No Mineirão, o Cruzeiro jamais perdeu do Botafogo-SP. Em três partidas, o time celeste ganhou dois jogos e houve um empate. 

Revétria é o maior goleador do confronto, com dois tentos. 

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro x Botafogo-SP
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020
Horário: 19h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte 
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (CBF-TO)
Assistentes: Fábio Pereira e Cipriano da Silva Sousa
Transmissão; Rádio Super 91.7 FM, Premiere e SporTV (para todo o Brasil, exceto para Minas Gerais)

Cruzeiro

Fábio; Cáceres, Cacá, Léo e Giovanni; Jadsom, Ariel Cabral, Régis, Maurício e Stênio; Marcelo Moreno.  Técnico: Enderson Moreira.

Botafogo-SP 

Darley; Valdemir, Robson, Jordan e Gilson; Naldo, Victor Bolt, Matheus Anjos e Rafinha; Ronald e Wellington Tanque. Técnico: Claudinei Oliveira.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000