Filme repetido

Fortaleza x Cruzeiro: Defesa falha e Raposa completa nove jogos sem vencer

Time não teve boa atuação, levou dois gols de André Luís e chegou a pausa da Copa América pressionado e com pouco futebol

Por Gabriel Pazini
Publicado em 12 de junho de 2019 | 22:55
 
 
 
normal

Oito jogos sem vitórias. Futebol pobre, nada criativo, envolvente, interessante e vistoso. Atuações ruins como os resultados. Crise política nos bastidores. Salários atrasados. A fase do Cruzeiro era péssima antes do duelo com o Fortaleza, na noite desta quarta-feira (12). No entanto, a China Azul ainda tinha a esperança de ver uma nova história no último jogo do time antes da pausa para a Copa América, seu amor ser correspondido e receber o presente que merecia no Dia dos Namorados.

O filme no Castelão, porém, foi o mesmo das últimas semanas. Repetindo as atuações fracas com futebol pobre, nada criativo e desinteressante, a Raposa foi derrotada pelo Fortaleza, em um jogo tecnicamente muito fraco, por 2 a 1, e chegou ao nono duelo seguido sem vitória. Com o resultado, o time de Mano Menezes cai para o 15º lugar do Campeonato Brasileiro, com oito pontos. Já o Fortaleza sobe para o 14º, com 10 unidades. O clube mineiro pode terminar a rodada na zona de rebaixamento dependendo dos resultados de Chapecoense x Fluminense e Vasco x Ceará nesta quinta-feira (13).

E o anúncio de um novo desastre veio logo aos dois minutos de jogo, com André Luís antecipando a marcação de Léo e abrindo o placar para os donos da casa, de cabeça. Sassá até empatou oito minutos depois, mas foi um lance raro no meio de mais uma decepcionante atuação celeste.

Comandando as ações e dominando a partida que era pegada e cheia de entradas duras, especialmente por parte da Raposa, o Fortaleza era melhor e criava as melhores oportunidades. Não à toa, o time mineiro teve três amarelados na primeira etapa e os mandantes nenhum. E Mano Menezes pode agradecer por não ter sido pior. Léo saiu no lucro sendo apenas amarelado após entrada temerária em Romarinho, enquanto Dodô poderia ter sido expulso se Heber Roberto Lopes fosse mais rígido quando o lateral ergueu demais o pé acertando André Luís e cometendo falta dura.

Além disso, o Cruzeiro, apagado em campo, sofria com as atuações ruins de seus meio-campistas, especialmente Thiago Neves e Robinho, em noites nada inspiradas. Sem aproximação e com muitos erros de passes, o time de Mano Menezes foi controlado pela equipe nordestina, que atacava com perigo principalmente pelo lado direito do ataque, aproveitando a exibição ruim de Dodô na lateral-esquerda estrelada. Uma grande chance do Fortaleza saiu justamente pelo setor, quando Juninho cruzou e Nathan, aproveitando falta de atenção da defesa mineira, obrigou Fábio a fazer grande defesa antes da bola explodir na trave.

E fazendo justiça ao Fortaleza, que chegou a ter 62% de posse de bola ao longo do primeiro tempo, aos 46', André Luís, novamente de cabeça, voltou a colocar os nordestinos em vantagem. Desta vez, o atacante aproveitou novo vacilo geral da defesa celeste e o erro no tempo de bola de Lucas Romero. Pra variar, uma boa jogada de Juninho pelo lado direito, que cruzou servindo o companheiro. A bola aérea e os erros defensivos castigaram o Cruzeiro duas vezes no primeiro tempo.

O filme seguiu o mesmo na etapa final. A Raposa continuou buscando jogadas pelo meio-campo, mostrando um futebol previsível e pobre, usando pouco os lados do campo e sem conseguir criar boas chances, enquanto o Fortaleza continuou melhor na partida.

Aos 19', com a expulsão de Nathan e o time mineiro ficando com um jogador a mais, porém, cresceu uma esperança de um filme diferente e um presente para a China Azul, mas ficou só na esperança. O Cruzeiro até teve duas boas chances, uma em chute de Thiago Neves e outra em cabeçada de Dedé, mas parou no goleiro Felipe Alves. E mesmo com a desvantagem numérica, quem seguiu melhor em campo e ainda criando boas chances foi o Fortaleza. Desorganizada e sem inspiração e criatividade, a Raposa não conseguiu aproveitar sua vantagem.

Fica, agora, uma nova esperança para a torcida estrelada: a de que Mano Menezes aproveite a pausa para a Copa América para corrigir os inúmeros problemas da equipe e fazer o time apresentar um futebol de acordo com o enorme investimento feito.

FICHA TÉCNICA 

FORTALEZA 2 X 1 CRUZEIRO

Motivo: 9ª rodada do Brasileirão 
Data: 12/06/2019 
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Hora: 21h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (CBF-SC)
VAR: Rafael Traci (CBF-SC)
Cartões amarelos: 
Cruzeiro:
Léo (20'), Dodô (34'), Ariel Cabral (44'), Dedé (4' do 2º tempo), Robinho (5' do 2º tempo), Lucas Romero (26' do 2º tempo)
Fortaleza: Nathan (4' do 2º tempo)
Cartões vermelhos:
Fortaleza:
Nathan (19' do 2º tempo)

Cruzeiro

Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Dodô (Marquinhos Gabriel, 27' do 2º tempo); Henrique e Ariel Cabral (Jadson, intervalo); Robinho, Thiago Neves e Pedro Rocha; Sassá (Raniel, 18' do 2º tempo). Técnico: Mano Menezes.

Fortaleza:

Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Nathan e Carlinhos; Juninho, Felipe e Dodô; Romarinho (Derley, 29' do 2º tempo), Marcinho (Matheus Alessandro, 15' do 2º tempo) e André Luís (Tinga, 15' do 2º tempo). Técnico: Rogério Ceni

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!