Vai ou fica?

Futuro de Lucas Silva indefinido na reapresentação do Cruzeiro

Contrato do volante vence domingo; ele ainda não sabe se seguirá na Toca da Raposa no segundo semestre

Por Gabriel Pazini
Publicado em 25 de junho de 2019 | 08:00
 
 
 
normal

Faltando apenas seis dias para o fim de seu contrato com o Cruzeiro, o volante Lucas Silva ainda tem situação indefinida e não sabe em qual clube jogará no segundo semestre de 2019.

Emprestado ao time celeste pelo Real Madrid, o volante se reapresentou junto com o restante do elenco estrelado, ontem, na Toca da Raposa II, e participou normalmente das atividades com o restante do plantel. Primeiro, trabalhos na academia. Depois, um breve e leve treino físico em um dos campos do CT azul.

O Cruzeiro tenta renovar o vínculo por empréstimo, mas o Real faz jogo duro, pensando em recuperar ao menos parte do investimento de ¤ 15 milhões (cerca de R$ 45 milhões na cotação da época) feito em janeiro de 2015.

A ideia do time espanhol é negociar o volante, com contrato até 30 de junho de 2020. No entanto, o Real Madrid tem encontrado dificuldades em vendê-lo, uma vez que sua passagem pelo futebol europeu foi decepcionante e ele também não empolgou no retorno ao Cruzeiro.

Desde que foi emprestado pelos espanhóis ao time estrelado, o volante disputou 100 jogos e marcou dois gols. No período, ergueu quatro taças: o bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e o bicampeonato mineiro, em 2018 e 2019. Já na primeira passagem, entre 2012 e 2014, Lucas Silva conquistou o bi do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e o Estadual em 2014. No total, acumula 193 partidas e seis tentos com a camisa estrelada.

Além da Raposa, que tenta um novo empréstimo, Grêmio, Benfica-POR e Tigres-MEX seriam outros clubes interessados. A permanência parece difícil atualmente, mas o Cruzeiro segue tentando manter Lucas Silva por considerar o volante uma peça importante no elenco. O técnico Mano Menezes, antes da pausa para a Copa América, inclusive elogiou o jogador e disse que deseja sua permanência.

 

Sequência

 

Mano quer contar com o máximo de peças possíveis para a difícil sequência que terá pela frente. O time também vai enfrentar pressão, uma vez que além dos adversários difíceis, a Raposa precisará mostrar melhor futebol e superar o péssimo momento que vive dentro de campo, com uma sequência de nove partidas sem vitórias, e fora das quatro linhas, com a crise política.

O próximo compromisso oficial do Cruzeiro será o clássico contra o rival Atlético, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, 11 de julho, no Mineirão. O jogo de volta será já na semana seguinte.

Além disso, a Raposa também irá encarar o River Plate, em 23 e 30 de julho, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. E, como se isso não bastasse, ainda tentará superar o péssimo momento no Campeonato Brasileiro. Na 18ª posição, a Raposa está na zona de rebaixamento.

 

Dedicação

 

A promessa é de muito trabalho no Cruzeiro nos próximos 17 dias, afinal, este é o tempo que o técnico Mano Menezes terá para acertar e preparar sua equipe antes da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o arquirrival Atlético. Na reapresentação do grupo na tarde de ontem, os jogadores realizaram trabalhos na academia e depois fizeram um breve e leve treino físico em um dos campos do CT celeste.

 

Liberados

 

A boa notícia para os torcedores da Raposa é que o período de recesso durante a realização da Copa América serviu para esvaziar quase que completamente o departamento médico estrelado. Apenas o lateral-direito colombiano, Orejuela, segue afastado, já que realizou uma cirurgia de reconstituição do ligamento cruzado no joelho e não deve sequer retornar ao time em 2019. Tirando Orejuela, todos os jogadores celestes realizaram o trabalho na academia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!