Dia de Raposa

Náutico x Cruzeiro: jogo pode tirar Raposa do Z-4; onde ver, times e arbitragem

Felipão vem pregando trabalho passo a passo; triunfo em Recife pode fazer com que Raposa suba mais um degrau e retome alívio na Série B

Por Josias Pereira
Publicado em 25 de outubro de 2020 | 07:00
 
 
 
normal

A tendência deste domingo, pelo menos quando se pensou na tabela da Série B, era que Náutico e Cruzeiro chegariam ao menos ocupando o top 10 da classificação, brigando por, quem sabe, uma vaga no G-4. Da Raposa se pensou muito nisso. Mas o percalço da segunda divisão se mostrou muito mais difícil do que o previsto para a dupla, que se encontra hoje, nos Aflitos, às 16h, pela 18ª rodada, em uma verdadeira batalha de seis pontos. 

O time celeste, ainda na zona da degola, figura com 16 pontos, enquanto o Timbu é o primeiro time fora do Z-4, com 18 pontos. Ou seja, vencer o adversário pernambucano permitirá ao Cruzeiro o alívio de deixar o incômodo grupo dos quatro últimos pela primeira vez após cinco rodadas seguidas. Uma verdadeira batalha dos Aflitos se desenha. O Náutico não sabia o que era vencer uma partida há seis jogos, e desencantou na última jornada, quando, enfim, superou o lanterna Oeste por 1 a 0. 

Na primeira partida de Felipão no comando, o Cruzeiro voltou a triunfar depois de quatro jogos sem vitórias e reencontrou um pouco da paz - e principalmente tranquilidade - que estava faltando ao time. Após um primeiro contato breve, de apenas 45 minutos em um treino tático pré-jogo contra o Operário, Scolari ganhou dias em Atibaia para conhecer e intensificar os trabalhos com o grupo celeste. Neste domingo, espera-se mais a cara do comandante na equipe, que vem pregando um Cruzeiro de entrega e dedicação máxima para mudar a história de decepções que vem se acumulando para a Raposa na segunda divisão nacional.

Como salientou o trabalho passo a passo, o jogo de hoje pode ser mais um degrau na construção de uma nova identidade para o Cruzeiro e sair da zona confusão pode significar ainda o segundo jogo seguido com vitórias, algo que não acontece desde quando Enderson Moreira estava no time. Seria também o quarto jogo seguido pontuando e sem deixar o campo derrotado. Pequenas conquistas que na frente podem fazer uma enorme diferença.

Conhecidos pelo caminho 

Nos Aflitos, o Cruzeiro vai encontrar especificamente dois nomes que passaram pela Raposa sem deixar muitas saudades. Um deles é o atacante Kieza, que defendeu o clube em apenas seis jogos, com dois gols marcados. Ele foi o autor do gol da vitória do Timbu sobre o Oeste, na última rodada, por 1 a 0, que encerrou uma série de cinco jogos do time sem marcar um gol sequer. A outra cara conhecida é do meia Marcos Vinícius, que esteve na Raposa de 2014 a 2017, sendo contratado junto ao próprio Náutico. Ele foi regularizado pelo clube na última segunda. Na Raposa, Marcos Vinícius fez 38 jogos e marcou três gols.  

Baixas e retorno

O Cruzeiro não vai poder contar com o meia Maurício, que foi chamado pela seleção brasileira sub-20 para um período de treinos e jogos amistosos. A equipe segue sem o zagueiro Manoel, que se recupera da Covid-19. Em contrapartida, Felipão vai ter a volta do lateral-direito Daniel Guedes, que cumpriu suspensão no último compromisso celeste. 

Vem com a Super 91.7 FM

O Cruzeiro volta aos Aflitos neste domingo, às 16h, quando encara o Náutico pela 18ª rodada do Campeonato brasileiro da Série B. A partida terá transmissão da rádio Super 91.7 FM, com a narração de Osvaldo Reis, o Pequetito, as reportagens de Artur Moraes, e os comentários de Fernando Martins Y Miguel. O comando do show de esporte da Super será de Dimara Oliveira. A abertura da jornada começa a partir de 15h30. 

Estatísticas 

Jogos: 32
Vitórias do Cruzeiro: 16
Empates: 5
Vitórias do Náutico: 11
Gols do Cruzeiro: 51
Gols do Náutico: 38
Saldo de gols do Cruzeiro: 13 

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X CRUZEIRO

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020
Horário: 16h
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife  
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (CBF-SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Evandro de Melo Lima (CBF-SP)
Transmissão; Rádio Super 91.7 FM, TV Globo Minas e SporTV

Náutico 
Jefferson; Hereda, Carlão, Camutanga (Ronaldo Alves) e Kevyn; Rhaldney, Jhonnatan, Jorge Henrique e Jean Carlos; Vinícius e Kieza. Técnico: Gilson Kleina

Cruzeiro 
Fábio; Daniel Guedes, Cacá, Ramon e Matheus Pereira; Jadsom, Adriano, Régis, Arthur Caíke e Airton (Marquinhos Gabriel); Marcelo Moreno. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!