Para garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira (12), diante do Remo, no Independência, o Cruzeiro terá que repetir um feito alcançado pela última vez apenas em 2017: fazer a 'virada' na competição mata-mata após sair perdendo no jogo de ida.
No primeiro confronto entre as equipes, o Cruzeiro acabou batido por 2 a 1, em Belém. Assim, para classificar de forma direta às oitavas, precisará vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um gol, a definição da vaga será na disputa de pênaltis.
E foi justamente neste último 'script', com direito a vitória nas penalidades, que o Cruzeiro conseguiu sua última virada na competição.
Na campanha de 2017, após eliminar Volta Redonda, São Francisco, Murici, São Paulo, Chapecoense e Palmeiras, sempre saindo na frente ou ao menos arrancando um empate no primeiro jogo, o Cruzeiro teve o Grêmio pela frente nas semifinais.
No primeiro duelo, o time gaúcho venceu por 1 a 0. No jogo de volta, o Cruzeiro repetiu o placar e conseguiu carimbar a vaga nos pênaltis, fazendo 3 a 2. Depois, na final, acabaria erguendo a taça ao superar o Flamengo.
Na Copa do Brasil 2018, o time entrou direto nas oitavas de final e voltou a erguer a taça batendo o Corinthians na final. Em sua caminhada, eliminou Athlético-PR, Santos e Palmeiras, também sempre conseguindo um resultado positivo nos duelos de ida.
Já na competição de 2019, mais uma vez entrando direto a partir das oitavas, o Cruzeiro eliminou Fluminense e Atlético, não sendo derrotado no primeiro duelo, mas acabou eliminado pelo Internacional na semifinal. Na ocasião, após sair perdendo por 1 a 0 na ida, não teve forças para buscar o resultado e acabou batido por 3 a 0.
Daí por diante, a situação da Raposa na Copa do Brasil foi ainda pior. Nas duas últimas edições, o time celeste não conseguiu sequer chegar às oitavas. Em 2020, foi batido pelo CRB. Em 2021, foi eliminado pela Juazeirense (BA).
Agora, com o time embalado por três vitórias seguidas e praticamente com força máxima, a torcida espera que o Cruzeiro repita o feito alcançado diante do Grêmio na vitoriosa campanha de 2017.