Série B

Técnico experiente que melhora o time: Cruzeiro repete receita de 2020; relembre

Felipão e Luxemburgo assumiram a equipe em situações quase idênticas e vêm tendo desempenhos parecidos à frente da equipe

Por Gabriel Moraes
Publicado em 14 de setembro de 2021 | 10:30
 
 
 
normal

É fato que a chegada do experiente e multicampeão Vanderlei Luxemburgo deu um novo ânimo à equipe do Cruzeiro, que deu claros sinais de melhora e vem tentando embalar na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas essa não é uma receita nova no clube. Em 2020, quando a equipe estava na zona de rebaixamento à Série C, a contratação do técnico Luiz Felipe Scolari surtiu um efeito parecido.

2020

Felipão pegou a Raposa no ano passado na 17ª rodada, na 19ª posição, sendo vice-lanterna. Em sua estreia, o time venceu o Operário por 1 a 0. Depois disso, o time começou a vencer mais e empatar menos, o que era um dos grandes problemas daquela equipe.

Após duas rodadas, o Cruzeiro conseguiu sair do Z-4 e foi subindo de posição aos poucos, variando entre a 15ª e a 16ª, e depois, entre a 13ª e 10ª colocação, nunca passando disso. Viu sua primeira derrota após oito partidas como técnico.

Ele alcançou seu grande objetivo, que era manter o clube na 2ª Divisão, mas não chegou perto de alcançar o acesso. Ao todo, ele comandou o time em 21 partidas, com nove vitórias, oito empates e quatro derrotas.

Felipão deixou o comando do Cruzeiro a apenas uma rodada do fim da competição, em comum acordo com a diretoria. Nessa temporada, a equipe terminou na 11ª colocação da Série B.

2021

Luxa pegou o Cruzeiro neste ano na 16ª rodada do Brasileirão (uma de diferença de Scolari) e na 18ª posição, (também uma de diferença). Assim como o atual treinador do Grêmio, Vanderlei estreou com vitória: 2 a 1 em cima do Brusque.

São oito jogos e nenhuma derrota – já está melhor que Felipão, que perdeu em sua 8ª partida. São quatro vitórias e quatro empates. Atualmente, após 23 rodadas, o time celeste ocupa a 13ª posição – nessa mesma época em 2020, o clube estava em 15º.

A próxima partida do Cruzeiro é contra o Operário, na quinta-feira (16), às 19h, em Sete Lagoas. Equipe paranaense ocupa a 9ª posição. Com 29 pontos, se vencer, a equipe mineira pode alcançar até a 10ª colocação, dependendo de uma série de outros resultados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!