Pendências financeiras

Transfer ban: diretor do Cruzeiro confia em pagamento nos próximos dias ou horas

Clube precisa quitar dívidas junto à Fifa para poder liberar atletas contratados em tempo hábil para a estreia do Mineiro, no dia 26

Por Josias Pereira
Publicado em 20 de janeiro de 2022 | 14:20
 
 
 
normal

Pedro Martins, diretor de futebol da SAF Cruzeiro sob a gestão Ronaldo, concedeu uma entrevista coletiva remota aos jornalistas e comentou sobre um assunto que o torcedor celeste vem se perguntando nos últimos dias: quando será feito o pagamento da dívida de R$ 23 milhões do transfer ban para que os jogadores contratados sejam inscritos no Campeonato Mineiro? 

Pois bem. De acordo com o executivo de futebol celeste, o pagamento deverá acontecer nos próximos dias ou horas. Ele citou ainda a divisão que existe hoje no clube entre a associação e a SAF. Os advogados da associação Cruzeiro estão fazendo detalhamento da dívida do clube. Mas dentro deste processo, o pagamento do transfer ban é prioridade. O clube depende desta liberação junto à Fifa para poder contar com seus reforços na estreia do Campeonato Mineiro, no próximo dia 26, às 17h, contra a URT, no Independência. Para terem condições de jogo para esta partida, os atletas terão que estar com nome publicado no BID até terça-feira, dia 25, às 19h.

Compre agora o seu pacote para os jogos do Cruzeiro como mandante no Campeonato Mineiro

"Existe uma equipe extremamente competente, um grupo de advogados que está trabalhando na estruturação da dívida da associação. Vocês sabem bem que é uma dívida grande e, com base nisso, a gente vem fazendo a gestão de fluxo de caixa. Isso demanda muita análise, muito estudo, escolha de prioridades, pensando em um planejamento futuro do clube. O transfer ban é uma prioridade. Não tem como não ser. Confio muito na equipe que está fazendo este trabalho, não tenho dúvida que esta solução será dada nos próximos dias ou horas, e que o Cruzeiro vai encontrar a  melhor saída para que todos os atletas estejam inscritos e aptos para a disputa do Campeonato Mineiro", projetou Pedro Martins. 

O transfer ban é um dispositivo aplicado pela Fifa aos clubes que não cumpriram com o pagamento de dívidas, impedindo que esta equipe devedora inscreva novos jogadores contratados até o pagamento das pendências. Segundo Ronaldo, o Cruzeiro terá que pagar em dívidas na Fifa até o próximo ano R$ 140 milhões. A quitação destes débitos é fundamental para que o time não sofra novas sanções junto à entidade máxima do futebol. 

Compre agora o seu pacote para os jogos do Cruzeiro como mandante no Campeonato Mineiro

O  Cruzeiro vem buscando alternativas para solucionar a pendência do transfer ban, especialmente negociar novas condições junto aos clubes devedores e apresentar possíveis repactuações à Fifa em tempo hábil para a estreia do Mineiro. De qualquer modo, o time também conta com seus jovens jogadores e os atletas já contratados para eventuais situações ligadas à negociação com o transfer ban como uma espécie de plano B. 

Compre agora o seu pacote para os jogos do Cruzeiro como mandante no Campeonato Mineiro

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!