Catar 2022

Daniel Alves é brasileiro mais velho a ser convocado para uma Copa do Mundo

Aos 39 anos, lateral direito quebra recorde ao lado de Thiago Silva, que tem 38, e é o segundo mais velho

Por Débora Elisa
Publicado em 07 de novembro de 2022 | 13:50
 
 
 
normal

Talvez a única surpresa da convocação de Tite, Daniel Alves quebrou um recorde ao aparecer na lista dos 26 que irão para a Copa do Mundo do Catar. Aos 39 anos, o lateral direito se tornou o jogador brasileiro mais velho a ser convocado para uma Copa. Thiago Silva, que tem 38, fica em segundo lugar.

Antes dele, os jogadores mais velhos que já vestiram a amarelinha em Mundiais foram Djalma Santos, em 1966, o goleiro Leão, em 1986 e Nilton Santos, em 1962. Todos eles tinham 37 anos na época das convocações.

Com Dani Alves e Thiago Silva, a convocação para Catar 2022 tem os dois jogadores mais velhos da história. Daniel Alves também é o único brasileiro atuante no futebol mexicano a receber o chamado para Copa do Mundo.

Convocado em 2010, para a África do Sul, 2014 no Brasil e 2022 para o Catar, o lateral direito partirá para sua quarta Copa. Em 2018, ficou de fora do torneio da Rússia por ter sofrido uma grave lesão e não ter condições de jogo. Os atletas que acumulam mais convocações têm quatro: Thiago Silva, Pelé, Nilton Santos, Castilho, Djalma Santos, Emerson Leão, Cafu e Ronaldo.

O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia no dia 24 de novembro às 16h no horário de Brasília. Na sequência enfrenta Suíça e Camarões para fechar a fase de grupos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!