Daniel Ottoni
@dottoni
17/08/20
16h20

À distância

Ausência de ginasta do Brasil em Portugal é compensada com tecnologia

Recuperando-se de cirurgia, Déborah Medrado participa das atividades por meio de videoconferência, em cenário parecido com o que acontecia durante a quarentena

Equipe do Brasil conquistou um ouro e dois bronzes no Pan de Lima, em 2019 — Foto: Marcello Bravo - COB
Daniel Ottoni | @dottoni
17/08/20 - 16h20

Uma ausência da equipe brasileira de ginástica rítmica, que está em Portugal participando da Missão Europa, foi menos sentida, graças à tecnologia. A capixaba Déborah Medrado, de 18 anos, não pôde participar da viagem para se recuperar de cirurgia no segundo metatarso dos pés esquerdo e direito. As companheiras de equipe deram um jeito para que ela estivesse presente, de alguma forma, nos treinamentos, que servem de preparação para mantê-las ativas após longa pausa por causa da pandemia do coronavírus. 

Elas aproveitaram os treinos virtuais que estavam acontecendo durante a quarentena para manter a prática, agora com boa parte delas em Portugal. “Desde quando iniciamos a quarentena, nossos treinos eram virtuais. Infelizmente, a Déborah não veio mas, para ela continuar com a gente, a colocamos no computador para fazer o mesmo treino”, explica Beatriz Linhares.

Ela, assim como Déborah, conquistou um ouro (3 arcos e 2 maças) e dois bronzes (Geral e 5 bolas) no Pan de Lima, em 2019. “Nós estamos aqui, todas juntos novamente, e ela deve ficar um pouco sentida. Não queremos que ela desanime e estamos tentando ao máximo, mesmo de longe, trazê-la para perto”, completa Bia. A equipe está em sua quinta semana de trabalhos em Sangalhos e o período para os treinos na Europa é de dois meses, antes da retomada pela busca da vaga olímpica. 

“Tivemos algumas dores musculares, o que é normal, mas o retorno não está sendo tão difícil pelo fato de estarmos muito empolgadas. Foi só uma pausa, agora voltamos aos treinos e estamos focando no nosso objetivo, que é lutar pela vaga olímpica”, diz Duda Arakaki, 16 anos, que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000