Épico

Mais novo feito da ultramaratonista Fernanda Maciel é registrado em minidoc

Mineira subiu e desceu, em menos de 24h, duas das maiores montanhas da Itália, superando medos e fantasmas após perda de amigo próximo

Por Daniel Ottoni
Publicado em 28 de outubro de 2020 | 11:23
 
 
 
normal

Parte da experiência que estará para sempre na memória da ultramaratonista mineira Fernanda Maciel pode ser acompanhado em mini-documentário que registra seu mais recente desafio. Entitulado 'Um dia', a obra mostra de perto o que Fernanda passou para cumprir a missão, que a fez deixar para trás medos e fantasmas que a impediram de concluir objetivo anterior. 

Clique aqui para assistir ao filme

Superando dores físicas e barreiras emocionais, ela subiu e desceu, em menos de 24h, duas das maiores montanhas dos alpes italianos. Depois de chegar ao Gran Paradiso, com 4.061m de altura, ela encarou a temida montanha Matterhorn, com 4.478m. Os dois locais são locais de difícil acesso, com percursos estreitos, superfícies escorregadias e clima implacável.

Em situações normais, são necessários de dois a três dias para concluir o trajeto em cada montanha. 
Mas, mostrando uma condição diferenciada, Fernanda foi além da previsão de uma corredora ou escaladora comum. 

“Durante a quarentena, pensei: 'Quero um desafio físico e também mental, um desafio espiritual'. Essas duas montanhas são épicas e clássicas, eu gostaria de escalar em um só impulso. Na Gran Paradiso, o foco estaria na minha performance solo. Todos estão lá com suas cordas, por ser um terreno muito técnico. E Matterhorn é a chance para enfrentar nosso maior desafio emocional. Para escalá-las em apenas um impulso, você precisa ser um bom atleta, estar em forma e alerta. Acho que você precisa ter muita força. Isso não é para todos”, comenta.

Foi inevitável para ela não se lembrar de acidente fatal, que tirou a vida de um amigo argentino em Gran Paradiso. 

Por lá, ela conquistou dois recordes mundiais, sendo a mulher mais rápida a atingir o topo, assim como a atleta mais veloz a subir e descer a montanha. 

O risco da aventura em Matterhorn era evidente. Um dia antes, uma avalanche de pedras atingiu cerca de vinte alpinistas, que precisaram ser resgatados de helicóptero. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!