A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nessa quarta-feira (31) que permitirá a entrada de crianças ao lado de jogadores antes de partidas de futebol no Brasil. Desde o início da pandemia do coronavírus a entrada dos “mascotinhos” havia sido restringida.
Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, “A decisão busca retomar uma tradição no país, que marcou gerações e ajudou a fomentar a paixão pelo futebol em tantos jovens”, comunicou a CBF.
As novas orientações da Diretriz Técnica Operacional do futebol brasileiro, versão atualizada, já estão disponibilizadas no site da CBF. A autorização leva em consideração que a temporada 2022 do futebol brasileiro já se desenvolve com a presença de público nos estádios.
O site ainda informa que será permitida a presença de no máximo 22 crianças com idade acima de cinco anos e com uso obrigatório de máscaras sem marca comercial aparente.
Os mascotinhos, como são chamadas carinhosamente as crianças que entram junto com os jogadores ao campo, se tornou uma tradição no futebol e permitem que torcedores mirins possam ficar perto de seus ídolos.
Veja o que será permitido durante o protocolo:
- O protocolo de entrada no campo de jogo deverá obedecer ao “minuto-a-minuto” (countdown – descrito no Anexo);
- Se permite o retorno das ações com “mascotinhos” no protocolo de início de partida, com algumas ressalvas. Está permitida a presença de no máximo 22 crianças com idade acima de 5 anos e com uso obrigatório de máscara de proteção sem marca comercial aparente.
- Será adotado minuto de silêncio em todas as partidas em homenagem e respeito às vítimas da Covid-19 no Brasil e no mundo;
- O descumprimento do “minuto-a-minuto” por quaisquer das equipes poderá ser relatado nos respectivos relatórios dos oficiais da partida, sendo passível de advertência da CBF e/ou de apreciação do STJD.