Não teve bola na rede do ídolo Cristiano Ronaldo, mas Portugal venceu a Turquia por 3 a 1 nesta quinta-feira (24), no Estádio do Dragão (Porto), e se classificou para a final da repescagem das Eliminatórias Europeias. O adversário no jogo decisivo será a Macedônia do Norte, que de forma surpreendente eliminou a Itália, dentro de Palermo, vencendo no tempo normal por 1 a 0.
A seleção portuguesa dominou a partida e conseguiu sua vitória com gols de Otavio, Diogo Jota e Matheus Nunes, enquanto Burak Yilmaz descontou para a Turquia. Quando o jogo ainda estava 2 a 1 para os portugueses, os turcos tiveram a chance de igualar o marcador com um pênalti aos 39 minutos. Yilmaz, o goleador da Turquia, acabou mandando por cima do gol defendido por Diogo Costa.
A vitória portuguesa teve um toque brasileiro. Afinal de contas, Otávio e Matheus Nunes são jogadores nascidos no Brasil e que se naturalizaram portugueses. Um dia especial para Otávio, que vem sendo destaque no meio-campo do Porto e que recebeu apenas sua terceira oportunidade sob o comando do técnico Fernando Santos.
O responsável por acabar com as esperanças turcas foi Matheus Nunes, do Sporting, que já recusou uma convocação de Tite para defender a seleção brasileira. O gol dele saiu aos 48 minutos, em passe de Rafael Leão.
Portugal e Macedônia do Norte entram em campo na próxima terça-feira (29), em jogo único que valerá a classificação para o Catar.