Visando aproximar os alunos dos companheiros de outras escolinhas da franquias, os clubes europeus presentes em Belo Horizonte participam de espécies de intercâmbios nacionais e internacionais. No caso do Paris Saint-Germain, a matrizes da PSG Academy no Brasil e na França não ficam aparte das promessas de cada uma de suas unidades.
Anualmente, ocorre a Paris Cup Brasil, um torneio que reúne os melhores jogadores das franquias em alguma cidade brasileira – a última edição ocorreu na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte. A próxima será na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. Conforme o ex-jogador Ceará, que trouxe o projeto para Minas Gerais, há possibilidade para que a edição seguinte seja no Mineirão, revelou ao O Tempo Sports.
Nesses eventos, os garotos e garotas são observados não só por olheiros do clube que tem Messi, Neymar e Mbappé como protagonistas, mas também de times brasileiros, já que uma pessoa menor de 18 anos não pode sair do Brasil para ser contratada por um clube como o Paris, por exemplo, do exterior.
Leia mais: Ceará sobre escolinhas europeias de futebol em BH: "O esporte muda nossa vida"
"Existem algumas situações em que os pais vão para trabalhar, como o Messi, que foi pra Espanha aos 12 anos. Mas no geral, como não tem como levar a criança muito jovem, você vai observando. Ainda mais porque antes dessa idade eles vão sendo direcionados para algum clube. Na última Paris Cup Brasil, tiveram alguns meninos observados por clubes do Rio, como Fluminense e Botafogo", relata Ceará.
Uma vez por ano também existe a PSG Academy World Cup, em Paris, que reúne as seleções dos países que possuem as franquias. Na oportunidade, as crianças e adolescentes escolhidos podem representar os seus países no Parque dos Príncipes, estádio onde qualquer apaixonado pelo futebol gostaria de jogar.
Itália
Todos os anos, há a Inter Cup, que reúne as franquias de todo o país, além de campeonatos regionais. A Internazionale eventualmente também leva alunos para fazer um intercâmbio na Itália, para as crianças e adolescentes conhecerem de perto a estrutura do clube de Milão, que tem como casa o estádio Giuseppe Meazza (ou San Siro), um dos mais icônicos do mundo.
No Brasil, a Inter possui parceria com o Boa Vista Sport Club, de Saquarema, no Rio de Janeiro, time que figura jogando contra os grandes do Estado no Campeonato Carioca. Com isso, jovens promessas das escolinhas da Inter são observadas e chamadas para testes, contratações e posteriores transferências para outras agremiações.
Algo parecido ocorre também com a Juventus Academy, presente na capital dos mineiros. Para outubro de 2022, está programada a Training Experience, quando alunos selecionados poderão realizar treinamentos em Turim na estrutura do clube italiano.